Envie suas ações

Ação do ‘Ribeirão na Faixa’ aborda 430 pessoas em Ribeirão preto - Sp

Escrito por Maio Amarelo

01 JUN 2023 - 12H52 (Atualizada em 01 JUN 2023 - 13H00)

Maio Amarelo: nova ação do ‘Ribeirão na Faixa’ aborda 430 pessoas

Atividade da Transerp visa reduzir os índices de atropelamento na cidade

Fotos: Divulgação

 

Dentro da programação municipal do movimento Maio Amarelo 2023, o Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp, realizou nesta quinta-feira, dia 18 de maio, em frente ao Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig, uma ação educativa sobre o respeito à faixa de travessia de pedestres, por meio do projeto "Ribeirão na Faixa". Ao todo, 430 pessoas foram abordadas na iniciativa de prevenção aos acidentes de trânsito.

 

A atividade contou com interações, orientações e panfletagens com grupo pedagógico do departamento de Educação de Trânsito da Transerp.  “As ações do projeto são mais que necessárias por conta dos índices de fatalidades nas vias do município relacionadas aos pedestres, sendo que em 2022, houve mais de 10 óbitos por atropelamentos”, destacam os funcionários do departamento.

 

 

O diretor de Trânsito da Transerp, Delcides Araújo, destaca que a travessia do pedestre é o momento mais crítico no trânsito, uma vez que o pedestre é o elemento mais indefeso, porque ele está se colocando no ambiente de veículos. “Então, isso deve ser feito de maneira adequada nos locais a ele destinados, a exemplo da faixa de travessia” afirma o dirigente.

 

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos do veículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis. Devemos dar o exemplo e proteger o pedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpo exposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa do cuidado de todos”.

 

 

 Ao ressaltar que no trânsito todos são pedestres, o Siga Consciente selecionou algumas dicas que devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança, confira a seguir:

 

• Redobre a atenção em vias públicas

• Localiza a faixa de pedestre mais próxima

• Na dúvida não dê o primeiro passo

• Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados

• Só desembarque de veículos pelo lado da calçada

• Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido

• Carro, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles

• Atravesse na faixa de pedestre, respeitando sempre a sinalização

 

Em 2023, as campanhas educativas de trânsito, a serem promovidas pelo programa Siga Consciente, seguirão a resolução do Contran e terão como mensagem: “No Trânsito, escolha a vida!”

 







Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.