Fotos: Divulgação
Dentro da programação municipal do movimento Maio Amarelo 2023, o Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp, realizou nesta quinta-feira, dia 18 de maio, em frente ao Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig, uma ação educativa sobre o respeito à faixa de travessia de pedestres, por meio do projeto "Ribeirão na Faixa". Ao todo, 430 pessoas foram abordadas na iniciativa de prevenção aos acidentes de trânsito.
A atividade contou com interações, orientações e panfletagens com grupo pedagógico do departamento de Educação de Trânsito da Transerp. “As ações do projeto são mais que necessárias por conta dos índices de fatalidades nas vias do município relacionadas aos pedestres, sendo que em 2022, houve mais de 10 óbitos por atropelamentos”, destacam os funcionários do departamento.
O diretor de Trânsito da Transerp, Delcides Araújo, destaca que a travessia do pedestre é o momento mais crítico no trânsito, uma vez que o pedestre é o elemento mais indefeso, porque ele está se colocando no ambiente de veículos. “Então, isso deve ser feito de maneira adequada nos locais a ele destinados, a exemplo da faixa de travessia” afirma o dirigente.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos do veículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis. Devemos dar o exemplo e proteger o pedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpo exposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa do cuidado de todos”.
Ao ressaltar que no trânsito todos são pedestres, o Siga Consciente selecionou algumas dicas que devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança, confira a seguir:
• Redobre a atenção em vias públicas
• Localiza a faixa de pedestre mais próxima
• Na dúvida não dê o primeiro passo
• Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados
• Só desembarque de veículos pelo lado da calçada
• Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido
• Carro, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles
• Atravesse na faixa de pedestre, respeitando sempre a sinalização
Em 2023, as campanhas educativas de trânsito, a serem promovidas pelo programa Siga Consciente, seguirão a resolução do Contran e terão como mensagem: “No Trânsito, escolha a vida!”
Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP
O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.
Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.
Rádio Uber Transamérica destaca a relevância do Movimento Maio Amarelo durante a programação
A Rádio Uber Transamérica, uma parceria desenvolvida entre a Uber – empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – e a Rádio Transamérica, para levar temas relacionados ao mercado automotivo, trânsito e a segurança viária aos motoristas parceiros da Uber e ouvintes da rádio, abordou na última semana o tema Maio Amarelo. Contando com a participação de Daniela Gurgel, public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para falar sobre a importância do Movimento e o tema trabalhado este ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.