Envie suas ações

Maio Amarelo – Atenção! No Trânsito, Escolha a Vida!

Escrito por Maio Amarelo

02 JUN 2023 - 13H32 (Atualizada em 02 JUN 2023 - 16H19)

Quando iniciei minha jornada na Prefeitura de Piracicaba, lá em 2000, não imaginava tamanha responsabilidade, interesses comuns e o “doar” o tempo, além dos esforços com toda a sociedade civil, entidades e demais órgãos engajados na construção da melhor qualidade de vida para todos.

Trabalhar na Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) foi aos poucos despertando o interesse em consolidar “acertos” e, de alguma forma, não apenas corrigir, mas também entender os porquês e aplicá-los ao cotidiano para minimizar todos os problemas.

O movimento Maio Amarelo surgiu na década seguinte, oficializando parte das ações estruturais que todos os municípios vinham de certa forma aplicando, porém sem um tema central e cada um a sua maneira. Esse movimento nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir a segurança viária, com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito e hoje já conta com 23 países participantes.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Piracicaba, integrante do Sistema Nacional de Trânsito, pela Semuttran, vem desde então acompanhando os números e trabalhando para a cada ano reduzir os índices com acidentes. Em 2015, tivemos os piores números registrados no município. Foram 44 óbitos decorrentes de acidentes. Já em 2021, foram 15, o menor índice registrado.

Apesar da queda e de estarmos dentro do proposto pelas ações (50% de redução dos números registrados), só poderemos nos satisfazer e afirmar que tivemos êxito quando zerarmos esses índices, pois cada vida salva transforma toda uma sociedade. É o nascer de novo, principalmente quando não se ficam sequelas, que também causam sobrecarga no sistema e infelizmente nas vítimas e seus próximos.

A ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Esse ano já registramos em nosso município 494 sinistros, contra 418 no mesmo período em 2022. Esses números demonstram que há desrespeito no trânsito e as imprudências, por “pressa” ou desatenção, afetam a todos.

Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito definiu como tema para campanhas educativas o slogan No Trânsito, Escolha a vida!. A frase também será usada na Semana Nacional do Trânsito e será o lema central de todo o próximo ano. O foco está nos excessos, principalmente cometidos por motociclistas, pela alta velocidade, avanço de sinal vermelho e/ou parada obrigatória e tráfego sobre passeio.

A Semuttran, então, intensificou as ações, concentrando esforços não apenas nos principais pontos de ocorrência de acidentes, mas também no engajamento com as demais corporações, bem como melhorias e reforços nas sinalizações que visam manter a visibilidade do regulamentado pelo Contran para as ruas e avenidas, além do fomento às campanhas, contendo dicas, dados e propósitos, de modo a alcançar todos do município.

Não podemos nos contentar e muito menos aceitar que vidas sejam ceifadas por imprudências no trânsito. O tema No Trânsito, Escolha a Vida reflete o trabalho de cada dia da Semuttran, em assegurar que todos tenhamos o direito de ir e vir com segurança, preservando o que temos de mais valioso: a vida!

Jane Franco Oliveira é secretária da Semuttran


Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Envie suas ações

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.