O vereador Gustavo Pompeo (Avante), em parceria com a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), deu início ao projeto "Trânsito nas Escolas". A iniciativa integra o Fórum de Educação para o Trânsito, liderado pelo parlamentar, e visa conscientizar os estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro para a diminuição de acidentes e promover a reflexão em diversas instâncias sobre o movimento Maio Amarelo.
As ações foram desenvolvidas nesta quinta-feira (25) com alunos do ensino médio das escolas estaduais "Luiz Gonzaga de Campos Toledo" e "Édson Rontani" e tiveram a participação de agentes de trânsito, que falaram sobre direção defensiva, pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e outros veículos motorizados. Eles também chamaram a atenção para o uso do celular no trânsito, que gera falta de atenção e riscos de acidentes.
Os agentes promoveram atividades práticas com os estudantes, como a "caixa pedagógica de direção", em que os participantes tinham que se orientar pelo espelho contido na caixa enquanto faziam um percurso, com uma caneta, sem poder tocar nas bordas. Outra dinâmica oferecida foi a "roleta do quiz", onde, separados em grupos, os alunos foram expostos a situações do dia a dia no trânsito e tiveram de refletir e apresentar qual a melhor decisão a ser tomada para cada situação e justificar as atitudes.
"É uma ação muito importante, uma vez que os jovens que foram alcançados por ela já têm uma participação no trânsito, como ciclistas ou pedestres. Então é um reforço para que eles atuem de forma mais consciente", comentou a coordenadora da escola "Luiz Gonzaga de Campos Toledo".
"O índice de acidentes de trânsito nesse primeiro trimestre na cidade foi recorde. O objetivo do Fórum de Educação para o Trânsito, com o projeto 'Trânsito nas Escolas', é desenvolver ações que conscientizem e preparem adolescentes e jovens que logo participarão diretamente do trânsito como motoristas, em parceria com pessoas qualificadas que auxiliam nessa educação no trânsito, na expectativa de diminuir o índice de acidentes", concluiu o vereador.
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.