Notícias

Conscientização sobre riscos no trânsito abre Maio Amarelo

Escrito por Maio Amarelo

02 JUN 2022 - 16H22

Conscientização sobre riscos no trânsito abre Maio Amarelo

Cerca de 140 alunos do Cephas participaram da primeira edição de 2022 do programa Party, que trata da prevenção de traumas relacionados ao uso do álcool na juventude, no auditório do Cephas. A atividade educativa, realizada por meio da parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde, abre a programação educativa da Campanha Nacional Maio Amarelo.

O encontro teve como principal objetivo alertar os jovens que as ‘Escolhas corretas no trânsito salvam vidas’ em consonância com a Campanha nacional deste ano do Maio Amarelo, Juntos Salvamos Vidas.

Durante o encontro, os estudantes assistiram vídeos e palestras de representantes das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Lucy Montoro, do Hospital Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Foram apresentados dados estatísticos relacionados às ocorrências de trânsito, principalmente aqueles ligados à negligência, imprudência e imperícia. Entre eles, pontuou-se que o trânsito causa cerca de 40 mil mortes por ano no Brasil. Destes, 50% são de jovens, entre 15 e 29 anos. O excesso de velocidade, a falta do uso do cinto de segurança e a embriaguez são alguns dos principais fatores que levam a morte dos jovens. O depoimento de vítimas do trânsito também sensibilizou os estudantes.

“As pessoas morrem por imprudência, como a falta do cinto de segurança”, disse o estudante Bruno de Oliveira Silva, 16 anos, morador do Bosque dos Eucaliptos.

A estudante de eletrônica, Verônica Cabral de Arruda, 20 anos, moradora de Santana, disse que o encontrou a levou a refletir sobre o risco da bebida com o trânsito. “Estou pensando em tirar a carteira de habilitação e penso que dirigir é um ato de pensar nas pessoas. Eu quero voltar para casa e para os meus pais e não vou causar a perda de ninguém de outra família.”

O programa prevê ainda que estudantes também façam uma visita técnica pelo hospital para conhecerem o trabalho no Pronto Socorro, Samu e na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

O programa

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil, coordenado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado do Traumatizado). Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 1287 estudantes, entre 16 e 18 anos, nas 28 edições do programa.


  • Quem promoveu a ação: Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Mobilidade Urbana
  • Tipo da ação: Educação.
  • Data de realização: 02/05/2022
  • Alcance: Entre 100 e 300 pessoas.
  • Estado: São Paulo.
  • Cidade: São José dos Campos
Maio_amarelo_foca_na_seguranca_dos_motociclistas_em_sao_jose_dos_campos_sp
Notícias

Maio Amarelo foca na segurança dos motociclistas em São José dos Campos/SP

O programa Acontece São José, produzido pela prefeitura de São José dos Campos, cidade que serve de sede ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, localizada no interior de São Paulo, entrevistou o CEO Paulo Guimarães, que falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro desenvolvidas durante todo o mês de maio, ressaltando também a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo na cidade, que reuniu autoridades, profissionais e apoiadores do Movimento.

Celebracao_Destaques_Maio_Amarelo_2024
Notícias

Destaques Maio Amarelo 2024 celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito

A 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, foi realizada ontem (14), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, na cidade de São Paulo, e marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia condecorou as ações que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito este ano.

Radio_uber_transamerica_destaca_relevancia_do_maio_amarelo_durante_programacao
Notícias

Rádio Uber Transamérica destaca a relevância do Movimento Maio Amarelo durante a programação

A Rádio Uber Transamérica, uma parceria desenvolvida entre a Uber – empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – e a Rádio Transamérica, para levar temas relacionados ao mercado automotivo, trânsito e a segurança viária aos motoristas parceiros da Uber e ouvintes da rádio, abordou na última semana o tema Maio Amarelo. Contando com a participação de Daniela Gurgel, public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para falar sobre a importância do Movimento e o tema trabalhado este ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.