Com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para os constantes acidentes de trânsito, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveram nesta sexta-feira (28) uma simulação de acidente de trânsito. A ação é voltada ao Movimento Maio Amarelo 2021, cujo tema é: “Respeito e Responsabilidade-Pratique no Trânsito”.
O agente de trânsito do Detran, Isac Barbosa, esclarece que a presença de agentes e educadores de trânsito na simulação realizada com quatro vítimas, é importante para orientar e garantir a fluidez e a segurança viária.
É relevante a demonstração para chamar a atenção da população, pois tem ocorrido em Porto Velho muitos acidentes de natureza gravíssima, que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção e cuidados por parte dos condutores. “Esse comportamento de risco está muito ligado a conduta do cidadão que insiste em desrespeitar a legislação de trânsito”, explica Barbosa.
Na simulação, o Samu expôs a situação do acidente, onde foi mediado o tempo de resposta, desde a ligação solicitando o atendimento, a chegada do Samu ao local do acidente, até o socorro na unidade hospitalar.
Outro ponto abordado na simulação é apontar, diante dos dados, onde são registrados o maior número de acidentes, os tipos de acidentes, o motivo, geralmente por falta de prudência, dirigir embriagado, buraco na via e falta de sinalização para apontar aos gestores públicos, qual o caminho para resolver o problema em cada situação e principalmente para sensibilizar a população sobre a lotação do Pronto Socorro João Paulo II com vítimas de acidentes de trânsito.
As ações do Movimento Maio Amarelo 2021 estão chegando ao fim, mas que a educação de trânsito continua em todo o Estado. “O diretor-geral da Autarquia, coronel Neil Gonzaga e a diretora adjunta, Benedita Oliveira, tem dado todo o apoio às ações educativas de trânsito em Rondônia. Não podemos deixar de agradecer aos parceiros e a sociedade que contribuíram com o Maio Amarelo”, disse a diretora Técnica de Educação de Trânsito do Detran, Claudia Roberta Stochi.
O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada no Estado pelo Detran e a sociedade civil. A intenção do movimento é discutir o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para um trânsito mais ordeiro e humanizado.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia
PREFEITURA DE CURITIBA/PR RECEBE TROFÉU DESTAQUES MAIO AMARELO
O prefeito Rafael Greca da cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu na última sexta-feira (28), pelas mãos do CEO e do membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães e Mauro Gil, respectivamente, o troféu Destaques Maio Amarelo 2023. O município concorreu na categoria Poder Público, esfera municipal.
RELATÓRIO DE AÇÕES MAIO AMARELO 2023
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga anualmente um compilado com as ações realizadas durante o mês de maio pelo poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Entregue durante a noite de cerimônias do Destaques Maio Amarelo deste ano, o Relatório Maio Amarelo 2023 está disponível para pesquisa e download.
O MOVIMENTO MAIO AMARELO NÃO ACABA EM MAIO
A Rádio Ônibus entrevistou em seu podcast, a conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, para falar sobre os desafios para promover a conscientização e o trânsito seguro no Brasil durante o ano todo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.