Notícias

DETRAN/RO EM PARCERIA COM SAMU, PROMOVEM SIMULAÇÃO DE ACIDENTE EM VIA DE GRANDE FLUXO DE PORTO VELHO

Escrito por Maio Amarelo

17 JUN 2021 - 14H47

Com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para os constantes acidentes de trânsito, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveram nesta sexta-feira (28) uma simulação de acidente de trânsito. A ação é voltada ao Movimento Maio Amarelo 2021, cujo tema é: “Respeito e Responsabilidade-Pratique no Trânsito”.

O agente de trânsito do Detran, Isac Barbosa, esclarece que a presença de agentes e educadores de trânsito na simulação realizada com quatro vítimas, é importante para orientar e garantir a fluidez e a segurança viária.

É relevante a demonstração para chamar a atenção da população, pois tem ocorrido em Porto Velho muitos acidentes de natureza gravíssima, que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção e cuidados por parte dos condutores. “Esse comportamento de risco está muito ligado a conduta do cidadão que insiste em desrespeitar a legislação de trânsito”, explica Barbosa.

Na simulação, o Samu expôs a situação do acidente, onde foi mediado o tempo de resposta, desde a ligação solicitando o atendimento, a chegada do Samu ao local do acidente, até o socorro na unidade hospitalar.

Outro ponto abordado na simulação é apontar, diante dos dados, onde são registrados o maior número de acidentes, os tipos de acidentes, o motivo, geralmente por falta de prudência, dirigir embriagado, buraco na via e falta de sinalização para apontar aos gestores públicos, qual o caminho para resolver o problema em cada situação e principalmente para sensibilizar a população sobre a lotação do Pronto Socorro João Paulo II com vítimas de acidentes de trânsito.

As ações do Movimento Maio Amarelo 2021 estão chegando ao fim, mas que a educação de trânsito continua em todo o Estado. “O diretor-geral da Autarquia, coronel Neil Gonzaga e a diretora adjunta, Benedita Oliveira, tem dado todo o apoio às ações educativas de trânsito em Rondônia. Não podemos deixar de agradecer aos parceiros e a sociedade que contribuíram com o Maio Amarelo”, disse a diretora Técnica de Educação de Trânsito do Detran, Claudia Roberta Stochi.

O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada no Estado pelo Detran e a sociedade civil. A intenção do movimento é discutir o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para um trânsito mais ordeiro e humanizado.

Fonte

Texto: Eleni Caetano

Secom – Governo de Rondônia


  • Quem promoveu a ação: DETRAN-RO
  • Tipo da ação: Intervenção urbana.
  • Data de realização: 28/05/2021
  • Alcance: Entre 600 e 1.000 pessoas.
  • Estado: Rondônia.
  • Cidade: Porto Velho
4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.