Afinal, o que é a ética e qual o seu papel na ideia de salvar vidas na trânsito? Com essa provocação o Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e filósofo clínico, Guto Castro palestrou na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, dentro da programação do Maio Amarelo durante evento promovido pela Prefeitura do Natal, dentro da programação do Maio Amarelo.
Para o pensador, “a ética é o uso da inteligência a serviço da melhor forma de convivência. Portanto, definir e respeitar os códigos de conduta, as leis, é mais do que uma narrativa jurídica, é um contrato social e que deve ser celebrado e vivido por todos. E esse respeito as leis, a forma de agir, salva vidas no trânsito. As leis existem para proteger a vida e a multa é um acidente que não aconteceu.”
Guto Castro é Filósofo, Educador e Especialista em Filosofia Clínica. Autor dos livros A Ribeira (1994-1998); O Quinto Mandamento (1997); Quem Matou Zefa Fauna?; 13 Poemas Muito Ruins (2013) e Metanásia? (2019/2020). Há mais de 20 anos atua como consultor no mundo corporativo e é professor palestrante convidado em diversas faculdades, institutos federais no país, congressos e eventos corporativos.
Foi um dos finalistas do Desafio Publicitário Maio Amarelo (2018), do Observatório Nacional de Segurança Viária, palestrou sobre Ética e Relações no Trânsito durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana da ANTP em São Paulo (2019), foi vencedor na categoria melhor artigo na I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas (2020), palestrou nas edições do Connected Smart Mobility 2020 e 2021, é Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, além de professor palestrante convidado em diversas universidades e institutos federais no país.
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.