Notícias

FILÓSOFO DESTACA O PAPEL DA ÉTICA PARA A CULTURA DE UM TRÂNSITO DE NÃO VIOLÊNCIA

Escrito por Maio Amarelo

26 MAI 2022 - 11H11

Afinal, o que é a ética e qual o seu papel na ideia de salvar vidas na trânsito? Com essa provocação o Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e filósofo clínico, Guto Castro palestrou na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, dentro da programação do Maio Amarelo durante evento promovido pela Prefeitura do Natal, dentro da programação do Maio Amarelo.

Para o pensador, “a ética é o uso da inteligência a serviço da melhor forma de convivência. Portanto, definir e respeitar os códigos de conduta, as leis, é mais do que uma narrativa jurídica, é um contrato social e que deve ser celebrado e vivido por todos. E esse respeito as leis, a forma de agir, salva vidas no trânsito. As leis existem para proteger a vida e a multa é um acidente que não aconteceu.”

Guto Castro é Filósofo, Educador e Especialista em Filosofia Clínica. Autor dos livros A Ribeira (1994-1998); O Quinto Mandamento (1997); Quem Matou Zefa Fauna?; 13 Poemas Muito Ruins (2013) e Metanásia? (2019/2020). Há mais de 20 anos atua como consultor no mundo corporativo e é professor palestrante convidado em diversas faculdades, institutos federais no país, congressos e eventos corporativos.

Foi um dos finalistas do Desafio Publicitário Maio Amarelo (2018), do Observatório Nacional de Segurança Viária, palestrou sobre Ética e Relações no Trânsito durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana da ANTP em São Paulo (2019), foi vencedor na categoria melhor artigo na I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas (2020), palestrou nas edições do Connected Smart Mobility 2020 e 2021, é Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, além de professor palestrante convidado em diversas universidades e institutos federais no país.


  • Quem promoveu a ação: PREFEITURA DO NATAL
  • Tipo da ação: Palestra.
  • Data de realização: 25/05/2021
  • Alcance: Entre 100 e 300 pessoas.
  • Estado: Rio Grande do Norte.
  • Cidade: Nata (RN)
4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.