Notícias

FOLHA UNIVERSAL FALA SOBRE MAIO AMARELO E AÇÕES PARA REDUÇÃO DE ÓBITOS NO TRÂNSITO

CEO do OBSERVATÓRIO aborda dados sobre o trânsito brasileiro

Escrito por Maio Amarelo

05 JUN 2023 - 16H59 (Atualizada em 05 JUN 2023 - 17H10)

A edição da Folha Universal do dia 28 de maio, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo e como ele possibilita a conscientização para a redução de óbitos e lesões no trânsito. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, destacou e comentou sobre alguns dados para a reportagem.

Conforme o levantamento da Folha Universal, considerando o período de 2011 a 2021, o Brasil atingiu a média anual de 37.874 mortes, segundo dados divulgados pelo DataSUS no início de maio. Embora os números tenham caído nos últimos anos, a quantidade de óbitos cresceu pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, por exemplo, houve aumento de 3,35% nas mortes, totalizando 33.813 óbitos.

Segundo Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, engenheiro e especialista em gestão e normatização de trânsito, foram 1.097 óbitos a mais do que os registrados em 2020: “os homens ainda são os que mais morrem e representam 83% dos óbitos. A faixa etária com a maior quantidade de mortes, em 2021, ainda foi a de 20 a 24 anos, repetindo o que acontece há anos”, destacou.

Paulo Guimarães afirmou também que, embora o Brasil não disponha da análise das causas dos sinistros, a OMS (Organização Mundial de Saúde) elenca cinco principais fatores para as ocorrências em todo o mundo: “excesso de velocidade, falta de uso dos equipamentos de segurança, ingestão de bebida alcoólica antes da condução do veículo, direção distraída (pelo uso do celular para todos que transitam) e vias sem manutenção, com pouca sinalização ou infraestrutura precária”, relatou.

A edição ainda preparou um infográfico com algumas dicas de segurança para evitar provocar ou se envolver em ocorrências de trânsito.

Leia a matéria completa: https://www.universal.org/noticias/post/brasil-e-o-terceiro-pais-com-maior-numero-de-mortes-no-transito

4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.