A edição da Folha Universal do dia 28 de maio, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo e como ele possibilita a conscientização para a redução de óbitos e lesões no trânsito. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, destacou e comentou sobre alguns dados para a reportagem.
Conforme o levantamento da Folha Universal, considerando o período de 2011 a 2021, o Brasil atingiu a média anual de 37.874 mortes, segundo dados divulgados pelo DataSUS no início de maio. Embora os números tenham caído nos últimos anos, a quantidade de óbitos cresceu pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, por exemplo, houve aumento de 3,35% nas mortes, totalizando 33.813 óbitos.
Segundo Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, engenheiro e especialista em gestão e normatização de trânsito, foram 1.097 óbitos a mais do que os registrados em 2020: “os homens ainda são os que mais morrem e representam 83% dos óbitos. A faixa etária com a maior quantidade de mortes, em 2021, ainda foi a de 20 a 24 anos, repetindo o que acontece há anos”, destacou.
Paulo Guimarães afirmou também que, embora o Brasil não disponha da análise das causas dos sinistros, a OMS (Organização Mundial de Saúde) elenca cinco principais fatores para as ocorrências em todo o mundo: “excesso de velocidade, falta de uso dos equipamentos de segurança, ingestão de bebida alcoólica antes da condução do veículo, direção distraída (pelo uso do celular para todos que transitam) e vias sem manutenção, com pouca sinalização ou infraestrutura precária”, relatou.
A edição ainda preparou um infográfico com algumas dicas de segurança para evitar provocar ou se envolver em ocorrências de trânsito.
Leia a matéria completa: https://www.universal.org/noticias/post/brasil-e-o-terceiro-pais-com-maior-numero-de-mortes-no-transito
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: