Notícias

JN da TV Globo abre espaço para falar do Maio Amarelo

Escrito por Maio Amarelo

06 MAI 2019 - 16H58

 “Eu nasci na década de 60 e o carro da minha família era sem o retrovisor externo do lado direito, vinha de fábrica, não era exigido. Dentro, a gente tinha até uma alça pra segurar, mas cinto de segurança, nem na frente, nem atrás. E eu não me lembro sei quantas vezes eu viajei no espaço em cima do motor, atrás do banco, que a gente chamava de chiqueirinho. A velocidade máxima na estrada era de 80 kmh, mas a gente via muita gente passar a 100 kmh, 120 kmh e não tinha radar. Tudo isso parece bem absurdo hoje. É que muita coisa mudou: na fiscalização, na tecnologia dos carros, na forma de conduzir. Tudo pra dar segurança na hora de dirigir”, narra o jornalista César Menezes.

Além do cinto, os carros ganharam airbag, freios ABS. Hoje, tem mais tecnologia até pra aprender a dirigir. Simuladores preparam os candidatos para enfrentar as ruas e as situações de perigo.

“Você entra nas aulas práticas já com a vantagem, você já sabe o que fazer pelo menos no básico, mesmo sendo diferente na hora, você tem os básicos”, conta Gabriel Dudenas, estudante.

As estradas também melhoraram. Traçado, asfalto, sinalização. A lei ficou mais rigorosa. Quem passa dos 20 pontos na carteira de motorista fica sem dirigir por um tempo. E a gente sabe que está difícil escapar da fiscalização. Ela ficou muito mais eficiente. Mas apesar de tantos avanços, milhares de brasileiros continuam morrendo todos os anos em acidentes de trânsito. E quase todos eles têm um ponto em comum: a imprudência.

“A gente precisa que o brasileiro ajuste a sua conduta não só por medo da multa, mas principalmente por saber que as suas escolhas no trânsito aumentam ou diminuem o risco de acidete”, destaca Tibério de Freitas, porta-voz da PRF-SP.

Um estudo de uma agência do Departamento de Transportes do governo norte-americano concluiu que, em 94% dos acidentes analisados lá, a causa foi um erro humano. A Organização Mundial da Saúde diz que a conclusão vale para o mundo inteiro.

No Brasil, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou o movimento Maio Amarelo, para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres a evitar atitudes perigosas, que custam vidas.

“Eu não ando sozinha no carro, eu compartilho a via com outras pessoas. Então, não sou só eu que sou afetada por um acidente de trânsito”, diz Larissa Mayumi, coordenadora Nacional do Maio Amarelo.

A sexta edição do movimento Maio Amarelo pede para o motorista ouvir o que elas dizem.

Assista o conteúdo:

https://globoplay.globo.com/v/7583625/programa/

Texto FIlme do maio
Notícias

Maio Amarelo: com reflexão sobre comportamento filme bate recorde de visualizações

O tema do Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é vida” nasceu de uma das principais causas de óbitos e ferimentos graves no trânsito: a velocidade. Mas, a mensagem do filme, peça principal da campanha, foi além disso. A reflexão sobre a pressa, desatenção e as respectivas consequências trazida pela produção tocou fundo, promoveu identificação e por isso mais que dobrou o número de visualizações.

Maio Amarelo: 2025 celebra aumento de 168% nas ações registradas
Notícias

Maio Amarelo: 2025 celebra aumento de 168% nas ações registradas

O Maio Amarelo 2025 foi marcado por inovação, engajamento e registro recorde de ações realizadas. Atualmente, os números da maior mobilização social em prol da segurança viária no mundo ainda estão sendo compilados, mas o que já se sabe é que, no quesito envio de ações, a iniciativa registrou o maior número da história.

Encerramento_MaioAmareloMS
Notícias

Encerramento do Maio Amarelo 2025 reúne autoridades e especialistas, em Campo Grande/MS

Nesta terça-feira, 27 de maio, o Bioparque Pantanal — que abriga o maior aquário de água doce do mundo — foi palco do evento de encerramento do Maio Amarelo 2025, movimento que visa a conscientização para a segurança no trânsito. A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, representantes do setor privado, entidades da sociedade civil e especialistas em mobilidade urbana, segurança viária e observadores certificados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.