Notícias

JR15 MINUTOS FALA SOBRE FLEXIBILIZAÇÃO DO TRÂNSITO NO PÓS-PANDEMIA E MAIO AMARELO

Escrito por Maio Amarelo

31 MAI 2022 - 09H39

Observador Certificado apresenta dados recentes sobre no trânsito brasileiro e ressalta ações para a conscientização social por um trânsito mais humano e seguro

No Podcast JR 15 minutos da RecordTV, Celso Freitas e a repórter Mariana Bispo conversam com o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Maurício Pontello, representante do Movimento Maio Amarelo, em Minas Gerais, sobre os altos números de mortes e lesões no trânsito e como o Movimento Maio Amarelo auxilia na cultura de um trânsito mais seguro para toda a sociedade.

“O que nós percebemos, dos estudos recentes que fizemos, inclusive os últimos dados atualizados de 2020, comparando com 2019, tivemos mesmo na época da pandemia, dessa flexibilidade que não existia, mesmo assim, o número de mortes no Brasil subiu 2%. Parece pouco diante das estatísticas, mas são pelo menos mil vidas a mais que perdemos em acidentes de trânsito ainda na época da pandemia. Com a flexibilização, a tendência, com a movimentação maior, é que esse número siga essa tendência de aumento”, pontuou Maurício.

O podcast destacou alguns casos recentes de ocorrências no trânsito, como o caso no interior de São Paulo, que resultou em seis mortes em um sinistro envolvendo um ônibus, entre as vítimas, o cantor Aleksandro Correia. Em Goiânia, outra ocorrência, duas pessoas morreram após um sinistro de trânsito, em um racha.

Segundo Maurício destacou, as pessoas ainda não conseguem diferenciar a questão dos crimes de trânsito. De que o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma série de crimes diante da lei e as pessoas acreditam que isso não acontece, que não é possível.

“Esse esforço para avisar a população de que há crimes que são cometidos na direção de um veículo, como é o exemplo claro dessa suspeita de racha, [...], ou seja, colocar a vida de outras pessoas em risco no trânsito é crime. E tem um agravante ainda pela questão do uso do álcool, que é importante da gente lembrar isso também. Porque qualquer crime no trânsito hoje, quando além dele estiver presente o uso do álcool, essa pena acaba sendo maior para esse condutor. Então é preciso lembrarmos dessas coisas todos os dias”, ressaltou o Observador Certificado.

Ouça o podcast completo: https://open.spotify.com/episode/7hMmTH3Gd6HGbCjkzfa7sJ?si=axLaT6oFTWi0yw41IzVTmQ

4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.