Notícias

LIVE: COMO O MAIO AMARELO AJUDA NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Live busca compreender como o Movimento e as ações realizadas durante o mês de maio podem auxiliar na promoção de comportamentos seguros no trânsito

Escrito por Maio Amarelo

31 MAI 2023 - 17H52

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (31), a live “Maio Amarelo: como o Movimento ajuda na mudança do comportamento”, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da instituição. O evento teve como objetivo procurar compreender como o Movimento e as ações realizadas durante o mês de maio podem auxiliar na promoção de comportamentos seguros no trânsito.

A mediação foi feita pela Observadora Certificada e psicóloga, Bianca Cruz, que também representou o OBSERVATÓRIO na conversa com os participantes: Laiz Prestes Carneiro, profa. e psicóloga; Beatriz Araújo, Observadora Certificada e psicóloga; e Thyrso Guilarducci, Observador Certificado.

Na abertura dos diálogos, Bianca Cruz falou um pouco sobre o tema escolhido para a live e a relação com a redução de sinistros de trânsito. “Como esse Movimento e as ações que a gente realiza podem de fato ajudar na mudança de comportamento, afinal de contas, a gente sabe que 90% dos sinistros são promovidos por falhas humanas, por comportamento, então a gente pode sim alterar essa realidade que a gente tem atualmente no Brasil e no mundo.”

O Observador Certificado Thryso Guilarducci abordou o seu artigo, escrito recentemente com base em uma pesquisa realizada no Reino Unido sobre os 10 comportamentos de risco que levam ao trânsito violento e que podem promover o sinistro de trânsito.

“O que a gente observa muito são atitudes completamente incompatíveis com os objetivos e metas nacionais e internacionais para a redução e mitigação dos sinistros de trânsito. Na Inglaterra foi um caso, não unicamente, nos Estados Unidos também e aqui no Brasil, nós temos bastante ações para isso. E me chamou a atenção o trabalho que foi feito, não é recente, já tem alguma data, mas o Reino Unido vem realmente fazendo bastante providência no sentido de abordar mais empaticamente a questão da segurança”, explicou Thyrso Guilarducci.

Durante a sua fala, Laiz Prestes Carneiro, profa. e psicóloga, ressaltou a sua experiência no atendimento de vítimas de trânsito do interior do estado do Pernambuco. Um cenário com escassez e falta de acessibilidade do transporte público, favorecendo o uso de motocicletas para o transporte da maioria dos usuários, devido à sua acessibilidade.

“Diversas violações de segurança, também porque no interior é escassa a fiscalização. É muito comum que as famílias usem a moto, então a gente vê, às vezes, quatro pessoas em cima de uma moto, o não uso do capacete também e de outros equipamentos de segurança. Então isso tudo vai refletindo numa cultura que acaba culminando nesses acidentes”, observou.

A Observadora Certificada e psicóloga, Beatriz Araújo, falou sobre sua experiência em perícia psicológica na clínica, reforçando como a avaliação psicológica contribui para a conscientização e sensibilização, para que as pessoas compreendam que o comportamento individual no trânsito faz a diferença.

“Eu achei fantástico esse estudo que o Thyrso nos trouxe porque ele fala muito de questões emocionais que estão vinculadas ao trânsito. Porque na realidade, se a gente desenvolve um comportamento de que pode, é mais fácil a gente reproduzir. E quando a gente começa, lá na formação [de condutores] trabalhar com que esse comportamento não é o comportamento adequado, a gente vai estar trabalhando e fazendo com que o aluno, o futuro condutor, faça uma aprendizagem de crenças, de pensamentos relacionados ao ato de conduzir correto”, explicou Beatriz Araújo.

Assista à live completa: https://www.youtube.com/live/Mq0VbzQZl4k?feature=share


Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.