Certificada como município Laço Amarelo, São José é sede da Campanha Nacional do Movimento e pioneira no projeto Educa, de educação para o trânsito com crianças do 1º ao 9º ano, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária.
Em uma ação especial do projeto Educa, cerca de 150 alunos da Emefi Mercedes Maria Perotti e outros 40 estudantes de educação infantil da Nei Rio Comprido, ambas da região sul de São José dos Campos participaram de uma atividade interativa por meio de um Flash Mob em parceria com o EducaMob.
Na ação educativa, estudantes do 1º ao 5º ano elaboraram cartazes, desenhos, músicas, apresentações de dança e poemas com o tema segurança viária para apresentar para os mais pequenos que acompanharam tudo da plateia.
E com a criação de um circuito temático viário com placas e semáforos, a equipe do EducaMob em conjunto com agentes da mobilidade e professores do projeto Educa destacaram que boas atitudes no trânsito salvam vidas.
E durante o Flasb mob, o agente da mobilidade, Felipe Navarro deu um recado. “Vamos cuidar da segurança um do outro. Cuidado para atravessar a rua. Parem e olhem para os dois lados da rua, antes de atravessarem e cuidem da segurança dos outros também”, disse.
E eles aprenderam. “O Dia D é um dia para ensinar para os mais pequenos que não se pode andar rápido no carro. Também não podemos ficar sem o cinto de segurança e nem sentar no banco da frente. E sempre que for atravessar a rua, tem que segurar nas mãos dos pais”, disse a estudante da 2ª série, Thailla Rillary Fernandes, 8 anos, do Rio Comprido.
Seu colega Pedro Lucas Santos Ortega, 7 anos, destacou a importância da faixa de pedestre. “Tem que respeitar a faixa de pedestre. Segurar nas mãos dos nossos pais e olhar dos dois lados, antes de atravessar”, disse.
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.