O Maio Amarelo foi tema de uma das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, aplicado no último domingo (05), durante o primeiro dia de avaliação. A inclusão do tema na avaliação, chama a atenção pela relevância do Movimento não apenas no Brasil, mas para todo o mundo e a necessidade do livre debate sobre as boas práticas no trânsito para que toda a sociedade promova a conscientização para um trânsito cada vez mais seguro.
Com uma taxa de participação de quase 72% dos 3,9 milhões dos inscritos, os candidatos do exame, em uma das questões aplicadas, foram apresentados ao Movimento Maio Amarelo e questionados sobre a importância de campanhas educativas e da segurança no trânsito como um todo.
Segundo destacou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães: “Ver uma questão sobre o Movimento Maio Amarelo no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é muito motivador para nós que trabalhamos com a causa do trânsito seguro no Brasil. Em primeiro lugar pelo fato de colocar luz ao tema da mobilidade segura para os jovens, que hoje representam o principal grupo de vítimas dos sinistros de trânsito, mas também representa a consolidação de um movimento concebido e gerenciado pelo Observatório e que já está presente em mais de vinte países ao redor do mundo.”
Veja abaixo a questão:
Será que você acertaria essa questão? Participe da nossa enquete ao lado.
Manifesto Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado
Manifesto lido pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, durante o Destaques do Maio Amarelo 2025
Relatório de Ações do Maio Amarelo 2025 é lançado com resultados e destaques da campanha
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga anualmente um compilado com as ações realizadas durante o mês de maio pelo poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Apresentado durante a noite de cerimônia do Destaques Maio Amarelo deste ano, o Relatório Maio Amarelo 2025 já está disponível para consulta e download.
Destaques Maio Amarelo 2025: Cerimônia celebra as melhores ações para a redução de sinistros de trânsito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: