O Maio Amarelo foi tema de uma das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, aplicado no último domingo (05), durante o primeiro dia de avaliação. A inclusão do tema na avaliação, chama a atenção pela relevância do Movimento não apenas no Brasil, mas para todo o mundo e a necessidade do livre debate sobre as boas práticas no trânsito para que toda a sociedade promova a conscientização para um trânsito cada vez mais seguro.
Com uma taxa de participação de quase 72% dos 3,9 milhões dos inscritos, os candidatos do exame, em uma das questões aplicadas, foram apresentados ao Movimento Maio Amarelo e questionados sobre a importância de campanhas educativas e da segurança no trânsito como um todo.
Segundo destacou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães: “Ver uma questão sobre o Movimento Maio Amarelo no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é muito motivador para nós que trabalhamos com a causa do trânsito seguro no Brasil. Em primeiro lugar pelo fato de colocar luz ao tema da mobilidade segura para os jovens, que hoje representam o principal grupo de vítimas dos sinistros de trânsito, mas também representa a consolidação de um movimento concebido e gerenciado pelo Observatório e que já está presente em mais de vinte países ao redor do mundo.”
Veja abaixo a questão:
Será que você acertaria essa questão? Participe da nossa enquete ao lado.
DEPUTADO PROPÕE PROGRAMA MAIO AMARELO PARA A REDUÇÃO DE SINISTROS DE TRÂNSITO NO RIO DE JANEIRO
O deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Carlos Minc (PSB), apresentou na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), um Projeto de Lei para criar o “Programa Maio Amarelo” no estado carioca, conforme informou o jornal Monitor Mercantil na última quinta-feira (30/11).
MAIO AMARELO É DESTAQUE EM PAINEL SOBRE EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Realizado hoje (27), no último dia do II Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), em Brasília/DF, a mesa redonda sobre Educação e Mobilização Social teve como destaque o Movimento Maio Amarelo após um questionamento feito pelo CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
PREFEITURA DE CURITIBA/PR RECEBE TROFÉU DESTAQUES MAIO AMARELO
O prefeito Rafael Greca da cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu na última sexta-feira (28), pelas mãos do CEO e do membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães e Mauro Gil, respectivamente, o troféu Destaques Maio Amarelo 2023. O município concorreu na categoria Poder Público, esfera municipal.
Boleto