O tema abordado pelo programa Ponto de Encontro, da Rádio Marconi (99.9 FM), em entrevista com a agente de trânsito, psicóloga e Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Inês Arend, na última quarta-feira (17), reforçou a necessidade de ações de conscientização e cuidados que devem ser tomados por toda a sociedade para a redução de ocorrências de trânsito.
Conforme destacou Inês Arend, não só durante o mês de maio, as pessoas devem ficar atentas ao trânsito e aos seus comportamentos para manterem todos seguros. “Todos nós fazemos parte de uma engrenagem que se chama trânsito. Se uma partezinha dessa engrenagem não funcionar adequadamente, nós podemos ter um sinistro de trânsito. E quando se fala em sinistro de trânsito, se fala em vidas que podem ser perdidas, sonhos que podem ser deixados de ser vividos, famílias que são destruídas. Nós precisamos pensar não só em números, mas em pessoas em si, humanos”, destacou.
Além da manutenção adequada do veículo e dos cuidados necessários, é fundamental que o motorista, ou o pedestre, esteja emocionalmente bem. “Se não está nervoso demais, se não está com algum problema de saúde, saber se está em condições reais de dirigir, no modo psicológico”, comentou.
“Precisamos de todos os nossos sentidos bem atentos enquanto estamos na condução de um veículo. Não somente na condução, mas como pedestres também, porque se nós caminhos desatentos, desligados, nós podemos eventualmente atravessar a rua em um local onde não é permitido”, reforçou.
Ouça e leia a entrevista completa: https://radiomarconi.net/2023/05/17/maio-amarelo-maioria-dos-acidentes-sao-causados-por-falha-humana-alerta-especialista/
Campanha do Maio Amarelo 2025 alcança 5 mil downloads no primeiro mês
Com o tema "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, a campanha deste ano trouxe uma comunicação ainda mais acessível, com conteúdos adaptáveis para diferentes públicos e realidades.
Maio Amarelo nas escolas: movimento inova e disponibiliza peças exclusivas para o ambiente escolar
A campanha Maio Amarelo de 2025, lançada no final de março, dá mais um passo importante para a promoção da educação no trânsito com a disponibilização de seus materiais oficiais voltados ao público escolar.
Campanha Maio Amarelo 2025 conscientiza sobre segurança no trânsito em quatro idiomas
Visando ampliar o alcance da campanha, O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza oficialmente os materiais de comunicação do Maio Amarelo 2025 em outros três idiomas: inglês, espanhol e francês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: