O Maio Amarelo foi notícia 11.855 vezes entre 25 de abril e 16 de julho de 2018. Isso quer dizer que, a cada dia, mais de 140 notícias sobre o Maio Amarelo foram divulgadas. O número foi obtido através do serviço de monitoramento contratado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para medir a inserção do tema Maio Amarelo na imprensa. Foram consideradas todas as publicações da imprensa (rádios, jornais, revistas, emissoras de TVs, sites e blogs de todo o Brasil e do mundo) que divulgaram o Movimento Maio Amarelo.
Juntos, todos os meios de comunicação contabilizam mais de 3 bilhões de pessoas impactadas pela campanha que tem por objetivo diminuir as mortes em acidentes de trânsito. As 11.855 publicações representam mais de R$ 270 milhões em mídia espontânea, ou seja, espaço conquistado em veículos ou canais de comunicação sem que haja investimento ou recompensa financeira. A mídia espontânea é o resultado do esforço do trabalho de relações públicas e assessoria de comunicação feitos pelo OBSERVATÓRIO e seus parceiros. O formato clássico de mídia espontânea é a menção positiva nos veículos de comunicação.
Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, o apoio da imprensa disseminando conteúdos para a redução no número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil e no mundo é fundamental. “A informação correta, de cunho educativo e de conscientização, tem contribuído com o Movimento Maio Amarelo e divulgado os bons exemplos de ações voltadas aos mais variados públicos”, completa Ramalho em sua avaliação.
Para o OBSERVATÓRIO, os meios de comunicação são canais importantes para a interação de todos os realizadores e apoiadores, e ainda, para o compartilhamento das experiências. “Muito mais que essa visibilidade, o registro permanente e mais palpável do Maio Amarelo, aquele que garantirá a memória da história construída neste ano por todos que apoiam e participam desse Movimento, tem um importante valor. Agradecemos o apoio dado e esperamos continuar contando com o valoroso trabalho da imprensa em levar aos quatro cantos do país os conceitos do Maio Amarelo”, finaliza Ramalho.
Sobre o Maio Amarelo 2018
Este ano o tema do Movimento Maio Amarelo é “Nós somos o trânsito”, mote que irá se repetir nas campanhas da Semana Nacional do Trânsito, marcada entre 18 e 25 de setembro.
O OBSERVATÓRIO é o coordenador nacional do Movimento Maio Amarelo que está em sua 5ª edição, e que este ano atingiu mais de 7,5 milhões de pessoas em 27 países, somando mais de cinco mil ações no Brasil e repercutindo positivamente em mais de dez mil notícias publicadas pela imprensa. Foram mais de 93 mil curtidas nas páginas do Maio Amarelo nas redes sociais, mais de 33 mil acessos ao site www.maioamarelo.com.
Para saber o resultado do Maio Amarelo de 2018 acesse: https://www.maioamarelo.com/2018-nos-somos-o-transito/
Maio Amarelo: com reflexão sobre comportamento filme bate recorde de visualizações
O tema do Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é vida” nasceu de uma das principais causas de óbitos e ferimentos graves no trânsito: a velocidade. Mas, a mensagem do filme, peça principal da campanha, foi além disso. A reflexão sobre a pressa, desatenção e as respectivas consequências trazida pela produção tocou fundo, promoveu identificação e por isso mais que dobrou o número de visualizações.
Maio Amarelo: 2025 celebra aumento de 168% nas ações registradas
O Maio Amarelo 2025 foi marcado por inovação, engajamento e registro recorde de ações realizadas. Atualmente, os números da maior mobilização social em prol da segurança viária no mundo ainda estão sendo compilados, mas o que já se sabe é que, no quesito envio de ações, a iniciativa registrou o maior número da história.
Encerramento do Maio Amarelo 2025 reúne autoridades e especialistas, em Campo Grande/MS
Nesta terça-feira, 27 de maio, o Bioparque Pantanal — que abriga o maior aquário de água doce do mundo — foi palco do evento de encerramento do Maio Amarelo 2025, movimento que visa a conscientização para a segurança no trânsito. A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, representantes do setor privado, entidades da sociedade civil e especialistas em mobilidade urbana, segurança viária e observadores certificados.
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