Notícias

Mais de mil pessoas acompanham abertura do Maio Amarelo

Escrito por Maio Amarelo

02 JUN 2022 - 16H52

Mais de mil pessoas acompanham abertura do Maio Amarelo

Com uma aula show sobre educação no trânsito, palestras sobre cuidados ao volante e a importância da conscientização de crianças e jovens, cerca de 1.000 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura do Maio Amarelo 2022, realizada no dia 3 de maio, no auditório do Cefe, em São José dos Campos. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da Prefeitura no Youtube e Facebook.

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a campanha internacional planeja mostrar que todos, independentemente de sua profissão, podem salvar vidas com comportamentos seguros no trânsito.

Durante a aula show, um grupo de 40 alunos da escola Vera Babo participou de um jogo de perguntas onde o objetivo era responder questões relacionadas ao dia a dia da mobilidade urbana, como comportamento frente a situações no trânsito e conhecimento das leis de trânsito. Divididos em grupos, eles respondiam às questões de forma interativa com o público presente por meio de um QR code. A aula foi transmitida pelas redes sociais a todos os cerca de 6 mil alunos envolvidos no projeto.

O compartilhamento harmonioso dos espaços públicos e a responsabilização pelos atos no trânsito foram temas abordados pelo piloto e apresentador, Luciano Burti na palestra “Comportamento do Motorista para Segurança no Trânsito”.

“O trânsito é coletivo. Sua manobra sempre terá efeito dominó”, disse o piloto, que citou seu exemplo de vida ao ingressar na Fórmula 1 e ser vítima de um acidente que o tirou das competições.

Burti destacou que, embora os veículos possuam mais recursos de segurança, cada motorista é responsável por suas ações no trânsito e na preservação de vidas, por meio de práticas como o uso do cinto de segurança, além do respeito à proibição do álcool e do celular ao volante. “A segurança é responsabilidade de cada um. Tenha o controle da sua”, disse.

As políticas de prevenção de segurança viária foram abordadas pela coordenadora do programa Party, Nelsina Benedita do Carmo. O programa trata da prevenção de traumas relacionados ao uso do álcool na juventude e realiza ações educativas com jovens por meio da parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde. São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 1287 estudantes, entre 16 e 18 anos, nas 28 edições do programa.

O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho destacou as ações educativas de São José no Maio Amarelo. A cidade integra a campanha desde o início do projeto e, no ano passado, foi certificada como município Laço Amarelo, que desenvolve ações de educação para o trânsito durante todo o ano.


  • Quem promoveu a ação: Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Mobilidade Urbana
  • Tipo da ação: Evento de abertura.
  • Data de realização: 03/05/2022
  • Alcance: Entre 1.000 e 5.000 pessoas.
  • Estado: São Paulo.
  • Cidade: São José dos Campos
4_seminario_mobilidade_humana_segura_suustentavel
Notícias

Representantes da América do Sul e Europa debatem mobilidade urbana em Foz do Iguaçu/PR

O 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, nos dias 6 e 7 de maio marcou a abertura internacional do Movimento Maio Amarelo 2024. A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países, que se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Artigo_ceo_observatorio_maio_amarelo_mobilidade_estadao
Notícias

Mobilidade Estadão publica artigo do CEO do OBSERVATÓRIO com reflexões sobre o Movimento Maio Amarelo

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou o artigo do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, com reflexões sobre a relevância do Movimento Maio Amarelo para levar a mensagem de paz no trânsito para toda a sociedade.

Estudante_da_unicamp_integrante_onda_amarela_recebe_certificado_23_congresso_europeu
Notícias

Estudante da Unicamp e integrante da Onda Amarela, recebe certificado de Melhor Apresentação de Pôster no 23rd European Congress

Durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado entre 28 e 30 de abril em Lisboa, Portugal, a estudante de medicina da Unicamp e integrante do Movimento Onda Amarela, Helena Alves, foi premiada como “Melhor Apresentação de Pôster”, em cerimônia realizada durante o encerramento do evento, na terça-feira (30/04).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.