Notícias

O movimento Onda Amarela vai invadir a Europa em 2024

Ação conta com o apoio do OBSERVATÓRIO e visa promover o Movimento Internacional Maio Amarelo com o apoio de acadêmicos e estudantes das Ligas do Trauma do Brasil

Escrito por Maio Amarelo

02 FEV 2024 - 14H03 (Atualizada em 02 FEV 2024 - 14H30)

O movimento Onda Amarela, composto por estudantes de medicina e acadêmicos das Ligas do Trauma do Brasil, promoverá durante o 23rd European Congress of Trauma and Emergency Surgery (23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência), de 28 a 30 de abril, em Lisboa, Portugal, a maior ação de divulgação do Movimento Maio Amarelo na Europa.

Esse movimento conta com o apoio institucional do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, do Movimento Maio Amarelo, da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).

“A Onda Amarela em Portugal será um marco para o Movimento Maio Amarelo, pois representa o reconhecimento internacional do movimento. Poder contar com estudantes e acadêmicos da área de medicina, brasileiros e portugueses, cria um ambiente que pode servir de inspiração para a União Europeia e para outros países ao redor do mundo, consolidando o Movimento Maio Amarelo como a maior mobilização social conhecida em prol da segurança no trânsito”, argumentou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.

A Onda Amarela surgiu durante a realização de abertura Internacional do Movimento Maio Amarelo 2023 na ilha da Madeira, em Portugal, com o objetivo de convidar e envolver os acadêmicos das Ligas do Trauma do Brasil e os estudantes para difundirem o Movimento Maio Amarelo em Portugal e outros países europeus após a realização do 23º Congresso, durante o mês de maio deste ano.

“Nesse congresso europeu teremos pessoas de diferentes países, então haverá uma sessão de aproximadamente 90 minutos sobre prevenção e trauma. E uma das palestras será sobre o Movimento Maio Amarelo, que terá o Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária fazendo uma apresentação e com isso, nós iremos transmitir para diferentes colegas o que é o nosso Maio Amarelo e como ele pode ser reproduzido em outros países, contando com o apoio desses nossos alunos das Ligas do Trauma que estão indo em grande número”, explicou o professor e cirurgião da Unicamp, Dr. Gustavo Fraga.

Ainda de acordo com o Dr. Gustavo Fraga esse Congresso é direcionado a todos os profissionais da área da saúde que se interessam pelo tema trânsito. Seja médico, cirurgião, médico emergencista, anestesiologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, socorrista.

“A Onda Amarela é um movimento que se origina com a ida de muitos brasileiros para o Congresso em Portugal. Tradicionalmente, brasileiros participam desses congressos na Europa, mas este ano nós pretendemos levar um número significativamente maior de brasileiros, porque vão os alunos e ligas do trauma e esses alunos vão se destacar devido à divulgação da Onda Amarela. Então qualquer interessado pode participar, pode acompanhar as informações no Instagram @trauma_unicamp, com informações e vídeos dos estudantes sendo postados praticamente todos os dias”.

Os alunos da Liga do Trauma da Unicamp vão ao 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência para apresentar os seus projetos científicos, muitos deles relacionados à prevenção em trauma. O Dr. Gustavo Fraga explicou que, “não é habitual ter essas linhas de atuação nos congressos internacionais de cirurgia do trauma, então estamos levando esse conceito e a importância do envolvimento dos alunos de graduação na disseminação desses projetos de extensão para a comunidade, que é o jovem falando para o jovem.”

Empresas e pessoas físicas podem apoiar o Movimento Onda Amarela com doações para os estudantes que participarão do Congresso em Portugal. “Nós estamos próximos de alcançar a segunda meta. A primeira foram as inscrições e sete foram realizadas. Já foram emitidas quatro passagens aéreas, faltam ainda mais duas passagens e depois, vão ter outras despesas, como o deslocamento desses alunos em Portugal. Também precisaremos de apoio com a alimentação porque o custo do euro é alto e como em Estoril não tem nenhuma universidade, teremos que custear a alimentação dos estudantes”.

Para apoiar a Onda Amarela e o Movimento Maio Amarelo as empresas podem se engajar como apoiadores do Movimento. Além disso, todo apoio ao Movimento é bem-vindo, como por exemplo, compartilhar os conteúdos das campanhas.

Para saber mais, basta seguir no Instagram os perfis: @trauma_unicamp ou @onsvoficial, perfil do Observatório Nacional de Segurança Viária, além do perfil oficial do Movimento Maio Amarelo @maioamarelo.


simposio_de_medicina_em_campinas_marca_inicio_de_atividades_do_movimento_onda_amarela
Notícias

Simpósio de Medicina em Campinas marca início de atividades do Movimento Onda Amarela

No último sábado (20), durante a programação do Simpósio de Medicina de Emergência e Trauma do Hospital Vera Cruz, foi realizado o “XXVI Pré CoLT (Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma - CoLT) Campinas”, no Hotel Vitória Concept Campinas, no interior de São Paulo. O evento proporcionou atualização e troca de conhecimentos entre os participantes, que também participaram do lançamento nacional do Movimento Maio Amarelo aos profissionais da área da Saúde.

Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.