O Programa Ressoar, transmitido pela Record News no último domingo (21), destacou o alto índice de feridos e mortos no trânsito brasileiro e como iniciativas como o Movimento Maio Amarelo podem contribuir para a redução dessas estatísticas, colocando em evidência o tema segurança no trânsito. Para falar sobre o Movimento, a produção do programa entrevistou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
Conforme destacou o CEO do OBSERVATÓRIO os jovens são as principais vítimas do trânsito e além da grave perda para as famílias, essa falta de segurança gera muitos prejuízos sociais. E entre os objetivos do Maio Amarelo, está a iniciativa de despertar na população a conscientização por um trânsito mais seguro.
Este ano, o Movimento completa 10 anos e promove um diferencial, se comparado às campanhas anteriores. “A gente para de tratar e incentivar as pessoas ao autocuidado, ou seja, as pessoas utilizarem o cinto de segurança para dar um passo adiante, para que essas pessoas além de utilizarem o cinto de segurança, cobrem que as pessoas ao lado, por exemplo, utilizem o cinto de segurança. Então, o grande diferencial da campanha esse ano é justamente a gente tirar isso do autocuidado e transferir para as pessoas que estão ao nosso redor”, explicou Paulo Guimarães.
O Ressoar ainda destacou como o programa Laço Amarelo, também desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, auxilia na conscientização para a segurança no trânsito, na parceria firmada entre entidades, municípios e empresas que disseminam os conteúdos entregues pelo OBSERVATÓRIO, entre a sua rede de alcance.
Assista à matéria completa:
PREFEITURA DE CURITIBA/PR RECEBE TROFÉU DESTAQUES MAIO AMARELO
O prefeito Rafael Greca da cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu na última sexta-feira (28), pelas mãos do CEO e do membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães e Mauro Gil, respectivamente, o troféu Destaques Maio Amarelo 2023. O município concorreu na categoria Poder Público, esfera municipal.
RELATÓRIO DE AÇÕES MAIO AMARELO 2023
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga anualmente um compilado com as ações realizadas durante o mês de maio pelo poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Entregue durante a noite de cerimônias do Destaques Maio Amarelo deste ano, o Relatório Maio Amarelo 2023 está disponível para pesquisa e download.
O MOVIMENTO MAIO AMARELO NÃO ACABA EM MAIO
A Rádio Ônibus entrevistou em seu podcast, a conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, para falar sobre os desafios para promover a conscientização e o trânsito seguro no Brasil durante o ano todo.
Boleto