VEÍCULOS DE IMPRENSA DE JUIZ DE FORA/MG OUVEM OBSERVADOR CERTIFICADO SOBRE DIVERSOS TEMAS DURANTE MAIO AMARELO
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Luiz Britto Bastos, foi procurado por vários veículos de imprensa de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para falar sobre temas diversos relacionados ao trânsito local durante o mês de maio. Foram entrevistas para TV, Rádio e jornal impresso.
Importância da sinalização horizontal para o trânsito em Juiz de Fora/MG
A sinalização horizontal tem como objetivo orientar motoristas e pedestres sobre a situação da via em que estão trafegando. Em Juiz de Fora, no entanto, o desgaste das pinturas dessas sinalizações tem impedido que isso ocorra de forma adequada, causando transtornos para quem trafega em ruas e avenidas. A Tribuna esteve em alguns desses pontos e registrou o problema, que acontece em bairros de várias regiões da cidade e se agrava onde há mais circulação de veículos.
O especialista em trânsito e mestre em engenharia de transportes José Luiz Britto explica que a sinalização viária é um conjunto de símbolos divididos em diferentes formatos e serve justamente para organizar o trânsito no mundo inteiro. “Essa sinalização padronizada traz mais segurança e é destinada a todas as categorias de usuários: condutores de veículos, ciclistas e pedestres”, explica.
Para ele, é bastante claro que a falta de sinalização aumenta o risco de acidentes. “O motorista entra em uma curva, sem a velocidade adequada, e não saberá qual decisão tomar. Na visão dele é inconcebível uma via estar aberta para os condutores sem que esteja plenamente sinalizada. Para que uma rodovia seja inaugurada, ela deve estar completa”, exemplifica.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/08-05-2022/sinalizacao-horizontal-desgastada-oferece-riscos-em-juiz-de-fora.html
Fotos: Fernando Priamo/Tribuna de Minas
[vc_gallery interval="3" images="78945,78947,78950" img_size="full"][vc_separator type="transparent"]
Lei estabelece criação de estacionamentos de bicicletas em Juiz de Fora/MG
Alterosa Alerta, programa jornalístico da TV Alterosa afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, informou sobre a criação da Lei que estabelece a criação de estacionamentos de bicicletas. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Luiz Britto Bastos, foi uma das fontes entrevistadas pela reportagem para comentar a criação da lei.
“Juiz de Fora não tem ciclovias, é completamente avessa às bicicletas, a impressão que a gente tem. A prioridade aqui é absoluta do automóvel. Agora, a gente tem que mudar isso, o mundo inteiro está mudando. Mobilidade ativa, precisamos pensar nas bicicletas, temos que pensar nas caminhadas a pé, temos que pensar no transporte público para retirar o automóvel das vias, que é o que atravanca as vias, provoca os congestionamentos e atrasa a vida nas cidades, a mobilidade urbana”, destacou José Luiz Britto.
Assista à entrevista completa:
[vc_video link="https://youtu.be/ukK3gZeZBW8"][vc_separator type="transparent"]
Programa de debates da Rádio Play Hits recebe Observador Certificado para falar sobre instalação de radares e aumento de tarifa da área azul em Juiz de Fora
Os apresentadores da Rádio Play Hits de Juiz de Fora, Gustavo Fonseca e Alberto Bejani receberam José Luiz Britto Bastos, especialista em mobilidade urbana e Observador Certificado, e Francisco Mello, advogado, com a abordagem sobre o trânsito em Juiz de Fora: a instalação de 54 radares em maio e o aumento da tarifa de Área Azul.
Durante o programa, José Luiz explicou o surgimento do Movimento Maio Amarelo, apresentou alguns dados relacionados ao trânsito mundial e brasileiro e, argumentou sobre a questão dos radares em Juiz de Fora. “Eles não seriam necessários se as pessoas fossem educadas suficientemente para respeitar as velocidades estabelecidas para a via”, frisou.
Assista ao debate completo: https://web.facebook.com/radioplayhitsjf/videos/1037307816908766
[vc_single_image image="78979" img_size="full" qode_css_animation=""]

FOLHA UNIVERSAL FALA SOBRE MAIO AMARELO E AÇÕES PARA REDUÇÃO DE ÓBITOS NO TRÂNSITO
A edição da Folha Universal do dia 28 de maio, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo e como ele possibilita a conscientização para a redução de óbitos e lesões no trânsito. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, destacou e comentou sobre alguns dados para a reportagem.

VEM AÍ, A 6ª EDIÇÃO DO DESTAQUES MAIO AMARELO
Vem aí, a 6ª Edição do Destaques Maio Amarelo 2023, celebrando os 10 anos do Movimento criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de reconhecer e promover as ações realizadas durante o mês de maio. O evento deste ano será novamente realizado no auditório da Fiesp, localizado na Avenida Paulista, 1313, na cidade de São Paulo, dia 27 de junho, a partir das 18h.

LIVE: COMO O MAIO AMARELO AJUDA NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (31), a live “Maio Amarelo: como o Movimento ajuda na mudança do comportamento”, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da instituição. O evento teve como objetivo procurar compreender como o Movimento e as ações realizadas durante o mês de maio podem auxiliar na promoção de comportamentos seguros no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.