Notícias

DESTAQUES MAIO AMARELO 2023: NOITE DE CELEBRAÇÃO À SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Cerimônia condecora as ações realizadas em prol da segurança para o trânsito

Escrito por Maio Amarelo

20 JUN 2023 - 08H25 (Atualizada em 29 JUN 2023 - 14H28)

A cerimônia de condecoração dos Destaques Maio Amarelo 2023 – No trânsito, escolha a vida -, realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a Ipiranga e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na noite desta terça-feira (27), no teatro do Sesi, sede da FIESP na capital paulista, reuniu cerca de 500 pessoas para celebrar a segurança no trânsito e condecorou 30 e excepcionalmente este ano, foram escolhidas duas personalidades na categoria “Cidadão Laço Amarelo”, para as ações realizadas durante o mês de maio de 2023.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Luciano Lourenço da Silva; o diretor geral da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli; o diretor-presidente do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Eduardo Aggio; a delegada da Policia Civil, Andrea Abood, representando o Governo do estado de Minas Gerais; e também vários secretários municipais, diretores de empresas, presidentes de entidades e imprensa.

O evento mais uma vez surpreendeu pela emoção e surpresas, apresentando ao público algumas boas práticas que se destacaram dentre milhares realizadas pelo Brasil, além de reunir parceiros do OBSERVATÓRIO em todas as esferas da sociedade, representantes do Movimento Maio Amarelo de diversos estados, entidades ligadas ao trânsito nacional, empresas, municípios e personalidades de diversos segmentos que promoveram e buscam um trânsito mais seguro.

Municípios acirram disputa pelo prêmio Destaques

Um dos anúncios mais esperados da noite foram as ações de Destaque do Maio Amarelo 2023 dos municípios, realizado pelas prefeituras do país. Essa foi a última categoria anunciada.

Pela primeira vez, duas capitais foram premiadas pela mobilização realizada em maio e nos cinco selecionados como Destaques em 2023, duas cidades venceram pela 2ª vez. Jundiaí/SP, Blumenau/SC, Ribeirão Preto/SP, Curitiba/PR e Goiania/GO foram as vencedoras desse ano.

Um dos diferenciais dessa categoria foi a reunião de esforços, realizados pelos gestores municipais nesse ano, unindo outros órgãos, entidades e empresas para mobilizar as cidades com o intuito de sensibilizar ainda mais pessoas para o tema.

Curitiba inovou e fez vídeos que mostrou a inversão de papeis de algumas profissões, ligadas a mobilidade urbana. Um dos vídeos foi um entregador de moto ajudando os agentes de trânsito a fazer abordagens pelas ruas da cidade. Ou seja, o motoboy foi agente de trânsito por um dia. O depoimento do motociclista traz a importância da empatia no trânsito: se colocar no lugar do outro e entender as dificuldades de cada um.

Enfim, essa foi uma das ações que, pode ser replicada, criativa, trouxe sensibilidade e originalidade, além de ser educativa! Esse é o espírito do evento Destaques, inspirar e incentivar.

Parabéns a todos aos gestores de todas as cidades do país engajadas no trabalho de conscientização.

Confira abaixo a lista dos vencedores:




Cidadão Laço Amarelo

Excepcionalmente este ano, foram reconhecidos dois vencedores da categoria “Cidadão Laço Amarelo”, foram eles, o presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Aílton Brasiliense Pires; e o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.

Essa categoria visa ressaltar pessoas reconhecidas pelas ações relevantes desenvolvidas em prol da segurança para o trânsito que possibilitaram maior evidência ao Movimento Maio Amarelo no ano referente à sua premiação.

Conheça todos os premiados desde o lançamento dessa categoria:

2016 – Deputado Hugo Leal;

2017 – Francisco Garonce;

2018 - Tenente-coronel Marco Andrade;

2019 – Antônio Megale;

2022 – Dr. Gustavo Fraga.

2023 – Aílton Brasiliense Pires e Tarcísio Gomes de Freitas.


Confira algumas fotos do evento Destaques Maio Amarelo 2023:

ACESSE E BAIXE TODAS AS FOTOS DO EVENTO: https://flic.kr/s/aHBqjAKuHp


Bonecos contribuem para a Educação para o Trânsito

As mascotes Waguinho e Julinha da UGMT (Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte) da Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP, e o mascote Transerpinho da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP, alegraram a celebração do evento durante a noite dos Destaques.

Essas mascotes auxiliam no processo de educação de crianças, jovens e adultos para as questões relacionadas ao trânsito. Eles participam de eventos e ações em escolas, empresas e nas vias públicas de seus municípios de origem.


Não participou do evento Destaques Maio Amarelo 2023?

Assista agora o evento completo: https://www.youtube.com/live/0bdbWBtZGgY?feature=share


Baixe o relatório de Ações Maio AMARELO 2023

RELATÓRIO DE AÇÕES DO MAIO AMARELO 2023


O OBSERVATÓRIO já prepara a campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2023, que acontecerá de 18 a 25 de setembro.

Aguarde pelas novidades!

Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.