Com a chegada das temperaturas mais baixas, dirigir em meio à neblina e com presença de geada se torna algo comum, especialmente em trechos de serra, áreas rurais ou rodovias nas primeiras horas da manhã.
Esses fenômenos exigem cuidados redobrados na condução, devido aos riscos que oferecem à segurança viária.
A neblina reduz significativamente a visibilidade da pista, dos veículos e dos objetos à frente. Já a geada pode causar deslizamentos e derrapagens, pois deixa a superfície das vias escorregadia e úmida. Quando somadas, essas condições climáticas tornam o trânsito mais perigoso e dificultam a circulação de veículos.
Em casos de neblina muito densa e geada muito intensa, o mais recomendado é não dirigir e sempre verificar as condições climáticas antes de sair. Mas, caso você necessite sair em meio a esses fenômenos, aqui vão algumas dicas de segurança:
1. Reduza a velocidade
Com o campo de visão limitado, interferência nos retrovisores, risco de pistas escorregadias e dificuldade de ver o que há ao seu redor, mantenha a velocidade do veículo reduzida. Isso auxilia a manter uma distância do veículo à frente e permite uma frenagem eficiente, se necessário.
2. Evite ultrapassagens e sinalize todas suas ações
Ultrapassagens já representam risco em condições normais, e com neblina os perigos aumentam consideravelmente. Evite ultrapassagens para não correr o risco de colisões, e sinalize claramente todas as suas ações, com faróis, setas e lanternas.
3. Evite freadas bruscas
Em pistas com geada, freadas repentinas podem ocasionar em derrapagens e colisões. Mantenha uma velocidade constante ao longo do trajeto e esteja sempre atento, preparado para frear de maneira segura e gradual.
4. Use faróis de neblina ou faróis baixos
Durante a neblina, os faróis devem ficar acesos, mas apenas em intensidade média e baixa. Caso o veículo possua faróis de neblina, ative-os. O farol alto não é aconselhado pois sua luz se difunde com as gotas de água e reduz mais ainda a visibilidade, tanto para você, quanto para os outros condutores.
Lembrando que, o mais seguro nesses casos é evitar sair, devido ao alto risco oferecido.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Percepção de riscos na condução da motocicleta
Perceber os riscos durante a condução é fundamental para garantir sua própria segurança.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.