Blog

Dirigindo no Frio: perigos e dicas ao dirigir com neblina e geada

Descubra os perigos de dirigir nessas condições e confira dicas para prevenir sinistros.

Escrito por Portal ONSV

21 JUL 2025 - 09H50 (Atualizada em 29 JUL 2025 - 11H44)

Com a chegada das temperaturas mais baixas, dirigir em meio à neblina e com presença de geada se torna algo comum, especialmente em trechos de serra, áreas rurais ou rodovias nas primeiras horas da manhã.

Esses fenômenos exigem cuidados redobrados na condução, devido aos riscos que oferecem à segurança viária.

A neblina reduz significativamente a visibilidade da pista, dos veículos e dos objetos à frente. Já a geada pode causar deslizamentos e derrapagens, pois deixa a superfície das vias escorregadia e úmida. Quando somadas, essas condições climáticas tornam o trânsito mais perigoso e dificultam a circulação de veículos.

Em casos de neblina muito densa e geada muito intensa, o mais recomendado é não dirigir e sempre verificar as condições climáticas antes de sair. Mas, caso você necessite sair em meio a esses fenômenos, aqui vão algumas dicas de segurança:

1. Reduza a velocidade

Com o campo de visão limitado, interferência nos retrovisores, risco de pistas escorregadias e dificuldade de ver o que há ao seu redor, mantenha a velocidade do veículo reduzida. Isso auxilia a manter uma distância do veículo à frente e permite uma frenagem eficiente, se necessário.

2. Evite ultrapassagens e sinalize todas suas ações

Ultrapassagens já representam risco em condições normais, e com neblina os perigos aumentam consideravelmente. Evite ultrapassagens para não correr o risco de colisões, e sinalize claramente todas as suas ações, com faróis, setas e lanternas.

3. Evite freadas bruscas

Em pistas com geada, freadas repentinas podem ocasionar em derrapagens e colisões. Mantenha uma velocidade constante ao longo do trajeto e esteja sempre atento, preparado para frear de maneira segura e gradual.

4. Use faróis de neblina ou faróis baixos

Durante a neblina, os faróis devem ficar acesos, mas apenas em intensidade média e baixa. Caso o veículo possua faróis de neblina, ative-os. O farol alto não é aconselhado pois sua luz se difunde com as gotas de água e reduz mais ainda a visibilidade, tanto para você, quanto para os outros condutores.

Lembrando que, o mais seguro nesses casos é evitar sair, devido ao alto risco oferecido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.