O conceito “Rodovias que perdoam” está associado à minimização da severidade dos acidentes, permitindo que veículos descontrolados encontrem uma rodovia projetada para reduzir as severidades destes acidentes ou mesmo, em alguns casos, evitá-los. A premissa básica para termos uma rodovia que realmente perdoe qualquer falha (“acidente”) é que ela seja, inicialmente, construída desde seu pavimento a sua geometria, da sinalização vertical e horizontal as suas defensas, cumprindo rigorosamente as normas de fabricação dos seus componentes e instalação dos mesmos.
Em locais onde não seja possível uma área de escape adequada para um veículo realizar uma parada segura ou retomar o controle ou a configuração da rodovia apresente riscos para os condutores ou usuários no entorno, é preciso instalar dispositivos de contenção na lateral da rodovia, com tecnologias que diminuam a severidade do impacto. As normas existem e dão diversas alternativas para o tratamento de obstáculos em rodovias, já que é possível remover, redesenhar, realocar, reduzir a rigidez, ou proteger e sinalizar.
O conceito RQP busca rodovias amigáveis, mesmo que os condutores errem.
Durante o Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável – Rodovias Que Perdoam, realizado em setembro de 2019 pelo OBSERVATÓRIO, especialistas de todo o Brasil puderam se posicionar sobre as dificuldades encontradas no cenário atual das vias e rodovias brasileiras com o viés da segurança viária. Na oportunidade, houve ampla discussão entre os representantes dos setores públicos e privados, responsáveis por concessão, projeto, financiamento, auditoria, usuários e fiscalização.
Todos os resultados das discussões foram condensados num book que apresenta propostas de políticas públicas, sociais e fiscais para que a Mobilidade Humana, Segura e Sustentável se torne realidade no Brasil.
Depois de quase dois anos de muito estudo e pesquisa, o relatório final do Estudo Rodovias que Perdoam – Brasil, foi entregue as autoridades competentes federais, durante o 3º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável – Rodovias que Perdoam/Brasil, realizado online em fevereiro de 2021.
Na ocasião, estudiosos e especialistas, representando entidades, empresas e órgãos públicos puderam apresentar os benefícios e também a urgência da adoção de medidas simples e baixo custo para trazer mais segurança para quem transtia nas rodovias no país.
O estudo definiu metas para adoção das medidas e em 2022, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) passou a incluí-las nos novos contratos de concessão rodoviária dos Estados.
O Curso de Extensão em Segurança Viária denominado “Rodovias Que Perdoam – Brasil: da teoria à prática”, organizado e coordenado pelo OBSERVATÓRIO, teve o objetivo de difundir conhecimento técnico, melhores práticas, tecnologias e inovações que bem orientem a revisão e/ou adoção de projetos especializados para rodovias para que possam preservar vidas, evitar ocorrências de trânsito, reduzir o fator de impacto dos acidentes e, consequentemente, o número de vítimas dos sinistros.
O Relatório Final e o Sumário Executivo do RQP-BR, desenvolvidos durante quase dois anos de reuniões e seminários com diversas instituições e especialistas, transmitem a visão geral para evolução de projetos rodoviários e para soluções imediatas para um maior nível de segurança viária no âmbito do Brasil e estão disponíveis abaixo para download.
No âmbito da teoria foram apresentados conceitos e fundamentos básicos de segurança viária, inovações, noções de revisão de projeto, soluções imediatas e boas práticas em segurança viária e mobilidade.
Já na prática, foram realizados estudos de caso com visitas técnicas aos dois trechos de rodovias onde atualmente estão sendo feitas obras de melhorias: na BR-116/RS, km 300 a 351; e na BR-230/PB, km 2 a 10, as quais ocorreram após a análise e discussão sobre o projeto atual.
Neste Relatório apresenta-se as constatações feitas pelas duas equipes, as quais englobam correções nos projetos e melhorias a serem consideradas nos aspectos dispositivos de contenção, sinalização, projeto geométrico e usuários vulneráveis.
Ao todo foram observados nesses estudos 65 pontos de melhorias no projeto, sendo 23 na BR-116/RS, e 42 na BR-230/PB. Essas proposições referem-se às medidas gerais que podem ser adotadas nesses trechos, e uma pequena parcela propõe alterações pontuais. Além disso, 54 dos apontamentos requerem soluções de engenharia viária, e 11 em adequação às normas.
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Por Redação, em Projetos