Com o apoio da ABROT (Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito) e da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro), o OBSERVATÓRIO realizou ainda no mês de novembro de 2015, o Fórum Urbanidade – O papel da sociedade civil na busca da segurança no trânsito – que aconteceu como ação preparatória para a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, organizada pela ONU.

Assim como o Seminário Urbanidade, o Fórum discutiu os cinco eixos propostos para ampliar a segurança viária no mundo: Fiscalização, Infraestrutura, Segurança Veicular, Educação e Saúde, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, além do OBSERVATÓRIO como mediador de todas as mesas de discussões, que indicaram propostas de ações.

Além disso, foram realizados dois painés. um primeiro painel reuniu representantes do legislativo para discutir “Como o Parlamento pode avançar na melhoria do trânsito brasileiro com o apoio das ONGs”. O segundo trouxe uma palestra intitulada “Eficiência e Sustentabilidade em ONGs”, com Danilo Tiisel, especialista em Gestão e Direito do Terceiro Setor.



Fórum Urbanidade - “O papel da sociedade civil na busca da Segurança no trânsito”

Assista aqui, as principais falas em cada um dos painéis do Fórum
  • Educação Educação
  • Fiscalização Fiscalização
  • Segurança Veicular Segurança Veicular
  • Saúde Saúde
  • Infraestrutura Infraestrutura

Compiladas, essas propostas tornaram-se o compromisso do OBSERVATÓRIO para ações a curto e médio prazos. Grupos de trabalho foram formados, com a presença de autoridades responsáveis como representantes do então Denatran, Detrans, Cetrans, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, não só para participar das discussões, mas para protagonizar a análise e encaminhamento das propostas realizadas. Coube ao OBSERVATÓRIO secretariar, organizar e dar acompanhamento aos desdobramentos dos trabalhos (ações, cronogramas, métricas etc).

OBSERVATÓRIO entrega todo estudo do Programa Urbanidade para a FPTS

Dois anos depois da realização do Seminário e do Fórum Urbanidade, o OBSERVATÓRIO entregou o resultado dos estudos sobre os 15 temas, definidos após a realização dos encontros de 2015, ao deputado Hugo Leal, então presidente da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro).

A entrega solene aconteceu durante as comemorações dos 20 anos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), realizada na Câmara dos Deputados em Brasília, em setembro de 2017, na presença de autoridades e convidados.

Os 15 temas estudados foram escolhidos por autoridades e representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. A implantação das propostas, ações, projetos desse estudo ficou a cargo da FPTS.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Projetos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.