Complexo e dinâmico. É assim que começa o texto da APUSM, Associação dos Professores Universitários de Santa Maria. O informativo escolheu tais adjetivos para iniciar a abordagem sobre o Movimento Internacional Maio Amarelo e seu tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
O informativo da Associação ouviu o Observador Certificado, professor e especialista em mobilidade, Carlos Félix, que destacou a importância do Movimento, não apenas durante o mês de maio, mas ao longo de todo o ano.
“O Maio Amarelo foi lançado oficialmente em 2014, inspirado na iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011–2020). A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção e advertência, assim como nos sinais de trânsito. O principal objetivo do Movimento é mobilizar a sociedade civil, governos e empresas para a redução de sinistros e mortes no trânsito. Em vez de apontar culpados, o Maio Amarelo propõe uma abordagem colaborativa e educativa, com campanhas que buscam provocar reflexão e mudança de atitudes”, explicou o Observador Certificado.
O especialista também apresentou dados que ilustram a situação da segurança no trânsito e reforçam a importância do Maio Amarelo. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente em sinistros de trânsito no mundo. No Brasil, conforme o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), foram registradas cerca de 32 mil mortes por sinistros de trânsito em 2023. A velocidade excessiva, a imprudência e a distração são apontadas como as principais causas dos sinistros, mas também refletem um modo de vida cada vez mais acelerado, no qual a pressa se sobrepõe à segurança”.
O Maio Amarelo fortalece a percepção dos riscos nas ruas e contribui para que a sociedade fique atenta a esses números impactantes. O professor e Observador Certificado comentou a respeito.
“Em síntese, a convergência entre uma engenharia bem aplicada, a educação permanente para o trânsito e um esforço legal eficaz formam o alicerce técnico e institucional da segurança viária. No entanto, é no comportamento seguro e responsável de cada pessoa — condutor, passageiro ou pedestre — que esses pilares encontram sua verdadeira essência transformadora. Quando esses elementos caminham juntos, os resultados vão muito além da redução de sinistros: promovem uma mobilidade mais humana, cidades mais sustentáveis e a elevação da qualidade de vida. Trânsito seguro não é apenas uma meta estatística ou técnica, é um pacto civilizatório. E, como toda grande conquista social, depende de escolhas cotidianas, conscientes e coletivas. Ao compreendermos isso, tornamo-nos não apenas usuários das vias, mas protagonistas de um futuro mais seguro, mais justo e mais digno para todos”, finalizou Carlos Félix.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.