Blog

Entenda o sistema ABS

Saiba como funciona do sistema ABS e qual a sua função

Escrito por Portal ONSV

20 MAR 2024 - 11H37 (Atualizada em 20 MAR 2024 - 11H56)

O sistema antitravamento de freios, conhecido pela sigla em inglês ABS (Anti lock Brake System), é um grande aliado do motorista, principalmente quando é necessário frear com a máxima eficiência e segurança.

O freio ABS tem como principal objetivo evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Ou seja, ele é acionado em situações de emergência para ajudar a prevenir sinistros. De acordo com especialistas, a tecnologia é capaz de reduzir a distância de parada em cerca de 30%. Isso dá ao motorista um maior tempo de reação para desviar dos obstáculos durante a frenagem emergencial.

Mas como isso funciona?

Primeiro, precisamos entender que o freio ABS possui alguns componentes:

-Quatro sensores de velocidade, um em cada roda

-Uma bomba hidráulica com fluido de freio

-Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais)

-Um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.

Quando o sensor de velocidade detecta que uma das rodas está desacelerando de forma incompatível com a desaceleração do veículo, ele ativa a válvula hidráulica do freio. Isso reduz a força da frenagem aplicada sobre ela, possibilitando que a roda gire mais rapidamente.

Você pode estar se perguntando: Mas diminuir a pressão de frenagem não pode fazer com que o carro não pare e gere uma colisão? A resposta é sim. Porém, o sistema ABS volta a acionar o freio, alternando o "prende-e-solta". É como se o pedal fosse aliviado de uma forma muito rápida, para fazer o veículo parar sem travar as rodas.

A função do ABS

A primeira função do sistema não é diminuir o espaço de frenagem, mas manter o controle do veículo. Sem o ABS há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas.

Sem o controle dos freios e da direção, o carro só vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície da maior atrito. Essa é a função do ABS, permitir que você freie, mas mantenha o controle do veículo para desviar de obstáculos se for preciso.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.