O sistema antitravamento de freios, conhecido pela sigla em inglês ABS (Anti lock Brake System), é um grande aliado do motorista, principalmente quando é necessário frear com a máxima eficiência e segurança.
O freio ABS tem como principal objetivo evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Ou seja, ele é acionado em situações de emergência para ajudar a prevenir sinistros. De acordo com especialistas, a tecnologia é capaz de reduzir a distância de parada em cerca de 30%. Isso dá ao motorista um maior tempo de reação para desviar dos obstáculos durante a frenagem emergencial.
Mas como isso funciona?
Primeiro, precisamos entender que o freio ABS possui alguns componentes:
-Quatro sensores de velocidade, um em cada roda
-Uma bomba hidráulica com fluido de freio
-Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais)
-Um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.
Quando o sensor de velocidade detecta que uma das rodas está desacelerando de forma incompatível com a desaceleração do veículo, ele ativa a válvula hidráulica do freio. Isso reduz a força da frenagem aplicada sobre ela, possibilitando que a roda gire mais rapidamente.
Você pode estar se perguntando: Mas diminuir a pressão de frenagem não pode fazer com que o carro não pare e gere uma colisão? A resposta é sim. Porém, o sistema ABS volta a acionar o freio, alternando o "prende-e-solta". É como se o pedal fosse aliviado de uma forma muito rápida, para fazer o veículo parar sem travar as rodas.
A função do ABS
A primeira função do sistema não é diminuir o espaço de frenagem, mas manter o controle do veículo. Sem o ABS há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas.
Sem o controle dos freios e da direção, o carro só vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície da maior atrito. Essa é a função do ABS, permitir que você freie, mas mantenha o controle do veículo para desviar de obstáculos se for preciso.
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.