Artigos

Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói

Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães

Escrito por Portal ONSV

23 AGO 2025 - 11H47

Quando construímos o planejamento estratégico do Observatório Nacional de Segurança Viária com olhar para as metas de 2030, elegemos como foco central a proteção dos usuários vulneráveis. Para reduzir vítimas nesse grupo, entendemos que duas políticas públicas são inegociáveis:

- Velocidades seguras

- Formação qualificada de condutores

Esses são pilares essenciais para que o Brasil avance na redução de mortes no trânsito.

Quando o Ministro dos Transportes trouxe o tema ao debate público, nos posicionamos de forma veemente contra a forma como foi colocado e contra qualquer possibilidade de desqualificação do processo de formação de condutores. Sempre defendemos justamente o contrário: a qualificação do processo, com o objetivo final de salvar vidas.

Acreditamos que a melhor forma de influenciar políticas públicas é criticar quando necessário, mas também se colocar à disposição para construir soluções. Defendemos essa pauta há mais de 10 anos, em um entendimento construído a muitas mãos, ouvindo a sociedade e dialogando com nossa rede — que hoje já reúne mais de 1.000 membros.

Enxergamos, neste momento, uma oportunidade de promover a requalificação e a reestruturação do processo de formação de condutores a partir de algumas premissas que consideramos inegociáveis:

- O candidato como centro do processo, desenvolvendo conhecimento, habilidade, percepção de risco e capacidade de autoavaliação;

- Um currículo atualizado, consistente e atrativo;

- Exames rigorosos e transparentes, que atestem a real capacidade do condutor;

- Valorização das instituições e dos profissionais envolvidos;

- Participação social e transparência em todas as etapas.

Com apoio da nossa rede de Observadores Certificados, iremos lapidar esse entendimento e consolidar nossa posição junto à Senatran e ao Ministério dos Transportes, contribuindo para uma modernização que amplie o acesso da população à habilitação sem jamais abrir mão do nosso propósito: reduzir vítimas e proteger vidas no trânsito.

Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói.

Saiba mais sobre a reunião entre OBSERVATÓRIO e Ministério dos Transportes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.