Quando construímos o planejamento estratégico do Observatório Nacional de Segurança Viária com olhar para as metas de 2030, elegemos como foco central a proteção dos usuários vulneráveis. Para reduzir vítimas nesse grupo, entendemos que duas políticas públicas são inegociáveis:
- Velocidades seguras
- Formação qualificada de condutores
Esses são pilares essenciais para que o Brasil avance na redução de mortes no trânsito.
Quando o Ministro dos Transportes trouxe o tema ao debate público, nos posicionamos de forma veemente contra a forma como foi colocado e contra qualquer possibilidade de desqualificação do processo de formação de condutores. Sempre defendemos justamente o contrário: a qualificação do processo, com o objetivo final de salvar vidas.
Acreditamos que a melhor forma de influenciar políticas públicas é criticar quando necessário, mas também se colocar à disposição para construir soluções. Defendemos essa pauta há mais de 10 anos, em um entendimento construído a muitas mãos, ouvindo a sociedade e dialogando com nossa rede — que hoje já reúne mais de 1.000 membros.
Enxergamos, neste momento, uma oportunidade de promover a requalificação e a reestruturação do processo de formação de condutores a partir de algumas premissas que consideramos inegociáveis:
- O candidato como centro do processo, desenvolvendo conhecimento, habilidade, percepção de risco e capacidade de autoavaliação;
- Um currículo atualizado, consistente e atrativo;
- Exames rigorosos e transparentes, que atestem a real capacidade do condutor;
- Valorização das instituições e dos profissionais envolvidos;
- Participação social e transparência em todas as etapas.
Com apoio da nossa rede de Observadores Certificados, iremos lapidar esse entendimento e consolidar nossa posição junto à Senatran e ao Ministério dos Transportes, contribuindo para uma modernização que amplie o acesso da população à habilitação sem jamais abrir mão do nosso propósito: reduzir vítimas e proteger vidas no trânsito.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói.
Saiba mais sobre a reunião entre OBSERVATÓRIO e Ministério dos Transportes
OBSERVATÓRIO participa de reunião com o Ministério dos Transportes sobre modernização da CNH
Na tarde desta quinta-feira, 21, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou de uma reunião online com o Ministério dos Transportes para discutir a modernização do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Justiça determina que governo religue os radares em rodovias federais
Empresas têm 24 horas para reativar os equipamentos de fiscalização de velocidade
Observadora Certificada fala sobre os transportes piratas no Distrito Federal ao DF2
Na última sexta-feira (15), a Observadora Certificada Adriana Modesto concedeu entrevista ao telejornal local do Distrito Federal, DF2, sobre a atuação irregular de motoristas de transportes piratas em pontos fixos da cidade, que acabam atrapalhando o tráfego e colocando em risco a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.