Blog

Dia Nacional do Pedestre

Dia de refletir e agir pela segurança de quem caminha

Escrito por Portal ONSV

11 AGO 2025 - 10H33 (Atualizada em 11 AGO 2025 - 10H51)

No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.

O pedestre é o elo mais frágil do trânsito, por estar desprotegido fisicamente e depender do cuidado dos condutores ao seu redor. Em 2023, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, 59% das mortes no trânsito foram de usuários vulneráveis. Dentre esses, 16% eram pedestres. Ainda de acordo com o DataSUS, somente em 2023 foram registrados 5.662 óbitos de pedestres no Brasil.

A data foi adotada por órgãos de trânsito e instituições de segurança viária para reforçar a conscientização sobre os direitos de deveres dos pedestres, além de promover o respeito mútuo entre todos os usuários das vias - motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Ela também lembra a importância do papel do poder público em garantir calçadas acessíveis e sinalização adequada para um trânsito seguro.


Direitos dos pedestres:

Prioridade na travessia: Os motoristas devem parar para permitir a passagem segura dos pedestres na faixa.

Direito de concluir a travessia: Mesmo que o sinal mude, o pedestre pode finalizar sua travessia com segurança.

Acesso prioritário pelas bordas da pista: Na ausência de calçadas, o pedestre pode caminhar pela lateral da pista, no sentido contrário dos veículos.

Direito à reparação em casos de sinistro: Em caso de envolvimento em um sinistro de trânsito, o pedestre pode buscar reparações legais.


Deveres dos pedestres:

Aguardar a parada total dos veículos: O pedestre só deve iniciar a travessia assim que o último veículo passar, ou quando houver a certeza que o motorista parou.

Usar sempre a faixa de pedestres: Sempre que disponível, a travessia deve ser feita na faixa de pedestres.

Respeitar as sinalizações: O pedestre deve sempre respeitar os semáforos e não atravessar fora do tempo adequado.

Caminhar pela calçada: O pedestre deve sempre caminhar pela calçada, na ausência dela, deve caminhar no acostamento, no sentido contrário dos veículos e com atenção redobrada.

Evitar distrações: Sempre evitar usar o celular ou fones de ouvido especialmente ao atravessar a rua.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.