No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
O pedestre é o elo mais frágil do trânsito, por estar desprotegido fisicamente e depender do cuidado dos condutores ao seu redor. Em 2023, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, 59% das mortes no trânsito foram de usuários vulneráveis. Dentre esses, 16% eram pedestres. Ainda de acordo com o DataSUS, somente em 2023 foram registrados 5.662 óbitos de pedestres no Brasil.
A data foi adotada por órgãos de trânsito e instituições de segurança viária para reforçar a conscientização sobre os direitos de deveres dos pedestres, além de promover o respeito mútuo entre todos os usuários das vias - motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Ela também lembra a importância do papel do poder público em garantir calçadas acessíveis e sinalização adequada para um trânsito seguro.
Direitos dos pedestres:
Prioridade na travessia: Os motoristas devem parar para permitir a passagem segura dos pedestres na faixa.
Direito de concluir a travessia: Mesmo que o sinal mude, o pedestre pode finalizar sua travessia com segurança.
Acesso prioritário pelas bordas da pista: Na ausência de calçadas, o pedestre pode caminhar pela lateral da pista, no sentido contrário dos veículos.
Direito à reparação em casos de sinistro: Em caso de envolvimento em um sinistro de trânsito, o pedestre pode buscar reparações legais.
Deveres dos pedestres:
Aguardar a parada total dos veículos: O pedestre só deve iniciar a travessia assim que o último veículo passar, ou quando houver a certeza que o motorista parou.
Usar sempre a faixa de pedestres: Sempre que disponível, a travessia deve ser feita na faixa de pedestres.
Respeitar as sinalizações: O pedestre deve sempre respeitar os semáforos e não atravessar fora do tempo adequado.
Caminhar pela calçada: O pedestre deve sempre caminhar pela calçada, na ausência dela, deve caminhar no acostamento, no sentido contrário dos veículos e com atenção redobrada.
Evitar distrações: Sempre evitar usar o celular ou fones de ouvido especialmente ao atravessar a rua.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Percepção de riscos na condução da motocicleta
Perceber os riscos durante a condução é fundamental para garantir sua própria segurança.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.