Entrevista

GRANDE ABC/SP TEM MARÇO COM MAIS MORTES NO TRÂNSITO DESDE 2015

Número de óbitos é o maior para o mesmo período na série histórica, divulgada desde 2015

Escrito por Portal ONSV

05 MAI 2023 - 15H05 (Atualizada em 05 MAI 2023 - 15H41)

O Diário do Grande ABC, destacou que o número de mortes no trânsito na região do Grande ABC, em São Paulo, durante o mês de março deste ano foi o maior da série histórica, divulgada desde 2015 pelo InfoSiga. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas consultados pela reportagem para explicar esses dados.

Segundo a apuração da reportagem, o Infosiga, sistema do governo do estado de São Paulo que registra a quantidade de ocorrências e de mortes no trânsito, revelou que no período de 1º a 31 de março de 2023, foram registrados 25 óbitos na região, quatro a mais do que o número apontado no ano de início da série, quando 21 pessoas morreram.

Do total de 25 mortes, 48% ocorreram em rodovias que cortam a região (12). A maioria das vítimas dirigia motocicletas (9), eram homens (20) e tinham entre 18 e 24 anos (6). As colisões foram o tipo mais comum de ocorrência, com 11 registros. Apenas duas cidades da região, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não registraram óbitos no período. São Bernardo apresentou o maior número, com 11 mortes, seguida de Santo André (7), Diadema (4), Mauá (2) e São Caetano (1).

“No ambiente rodoviário, é importante que as medidas que sejam tomadas envolvam a conscientização dos usuários da via, em específico o condutor da motocicleta, já que ele é o elo mais fraco do conflito do trânsito”, afirmou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, reforçando a tese sobre a fragilidade do motociclista.

O head de mobilidade segura ainda afirmou que, apesar de ter aumentado a circulação de entregadores de alimentos – motoboys – não se pode apontar os apps de entrega como um dos culpados. “Os aplicativos trouxeram uma maior oferta, e isso acaba atraindo mais pessoas para essa área. Pode influenciar, mas que não sejam feitas conclusões precipitadas em relação a isso”, apontou.

Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3961239/regiao-tem-mes-de-marco-com-mais-mortes-no-transito

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.