O Diário do Grande ABC, destacou que o número de mortes no trânsito na região do Grande ABC, em São Paulo, durante o mês de março deste ano foi o maior da série histórica, divulgada desde 2015 pelo InfoSiga. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas consultados pela reportagem para explicar esses dados.
Segundo a apuração da reportagem, o Infosiga, sistema do governo do estado de São Paulo que registra a quantidade de ocorrências e de mortes no trânsito, revelou que no período de 1º a 31 de março de 2023, foram registrados 25 óbitos na região, quatro a mais do que o número apontado no ano de início da série, quando 21 pessoas morreram.
Do total de 25 mortes, 48% ocorreram em rodovias que cortam a região (12). A maioria das vítimas dirigia motocicletas (9), eram homens (20) e tinham entre 18 e 24 anos (6). As colisões foram o tipo mais comum de ocorrência, com 11 registros. Apenas duas cidades da região, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não registraram óbitos no período. São Bernardo apresentou o maior número, com 11 mortes, seguida de Santo André (7), Diadema (4), Mauá (2) e São Caetano (1).
“No ambiente rodoviário, é importante que as medidas que sejam tomadas envolvam a conscientização dos usuários da via, em específico o condutor da motocicleta, já que ele é o elo mais fraco do conflito do trânsito”, afirmou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, reforçando a tese sobre a fragilidade do motociclista.
O head de mobilidade segura ainda afirmou que, apesar de ter aumentado a circulação de entregadores de alimentos – motoboys – não se pode apontar os apps de entrega como um dos culpados. “Os aplicativos trouxeram uma maior oferta, e isso acaba atraindo mais pessoas para essa área. Pode influenciar, mas que não sejam feitas conclusões precipitadas em relação a isso”, apontou.
Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3961239/regiao-tem-mes-de-marco-com-mais-mortes-no-transito
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.