O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A Setran (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e mais outros parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
Com faixas, esquetes, brindes, banners, equipamentos de segurança e folders educativos, a reunião de entidades chamou a atenção de quem passou pela Praça Nelson Soares de Freitas, centro de Osasco. Foram mais de 400 pessoas abordadas na praça, além de quem passou pelos semáforos e também recebeu uma mensagem educativa sobre trânsito seguro.
A CCR Rodoanel instalou antenas corta-pipa nas motos de quem ainda não tinha esse equipamento fundamental de segurança para motociclistas. O Detran-SP levou, além de material educativo, o bafômetro digital para mostrar como funciona e fazer testes de alcoolemia em quem passasse pela blitz.
Estagiárias da Secretaria Municipal da Saúde também participaram da ação para falar dos riscos do trânsito e a importância de manter um check-up regular. Socorristas do SAMU, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Polícia Militar e Guarda Municipal também prestigiaram o encontro e conversaram com a população.
“Essa ação reforça a importância de sensibilizar a sociedade sobre atitudes responsáveis no trânsito. Preservar vidas é a nossa maior prioridade”, afirmou o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa. Já para o secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Di Nizo, a parceria é principalmente com a iniciativa privada. “Trazer a iniciativa privada junto é importantíssimo, a cidade ganha com isso, além de facilitar e fortalecer esse tipo de ação”, finalizou o secretário.
Visitas ilustres
Representantes das prefeituras de Embu das Artes, Barueri e Cotia, das áreas de educação para o trânsito, também estiveram presentes. Foram conhecer o trabalho de perto, pois eles também receberão nossa visita no próximo mês de maio, integrando a programação do Movimento Maio Amarelo nas cidades de Barueri e Cotia. Embu das Artes já solicitou também a parceria com o OBSERVATÓRIO e Uber.
A ação educativa “Desacelere. Seu bem maior é a vida” estará em Barueri/SP, no próximo dia 06, e no dia seguinte (07.05), será a vez de Cotia/SP, receber a equipe do OBSERVATÓRIO e Uber, para conversar com a sociedade local sobre os riscos do trânsito e como todos devem se prevenir.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.