Os apresentadores Roberto Nonato e Larissa Calderari, do programa CNN Manhã, da CNN Rádio de ontem (03), conversaram com o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, sobre o tema do Movimento Maio Amarelo deste ano “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.
Conforme Ramalho explicou, a escolha do tema é pertinente ao momento em que vivemos. “Respeito tem sido um alicerce para tudo. Para que tenhamos uma sociedade mais igualitária, uma condição melhor para toda a sociedade, então, o tema não podia ser melhor do que respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, disse.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO enfatizou que o ideal seria que todos nós praticássemos esse mote durante todos os meses do ano e que, o momento atual pelo qual passamos com as discussões sobre uso ou não uso da máscara, ou distanciamento social por questões da pandemia de Covid-19, pode ser considerado semelhante aos cuidados no trânsito.
“Tem gente que ainda questiona isso, então, a travessia de pedestre também não é obedecida, a questão do limite de velocidade, é uma falta de responsabilidade quem excede o limite, o não uso do cinto [de segurança], muitas vezes são decisões, escolhas que o cidadão faz e não podemos chamar de fatalidade ou de acidente. Ou seja, o que me levou àquela situação de risco e consequentemente a uma sequela ou um óbito, foi justamente a minha decisão, a minha falta de respeito e a minha falta de responsabilidade”, argumentou.
Questionado sobre quais foram os fatores que contribuíram para a diminuição constante de registros de mortes no trânsito desde 2014, em um levantamento feito entre o período de 2001 a 2019, pelo próprio ONSV, Ramalho ressaltou existem vários fatores que deveriam ser considerados, como a crise econômica, além do aumento das fiscalizações da Lei Seca em vários estados do Brasil, e iniciativas de segurança viária e conscientização para um trânsito mais seguro como o Movimento Maio Amarelo.
“O Maio Amarelo nasce justamente em 2014, quando chegamos ao pico desse número de mortes, eram mais de 40 mil, e de 2014 para cá, a gente vem numa descendente, não tivemos um acréscimo sequer em nenhum dos anos. Não é motivo de comemorar porque o número é elevadíssimo”, alertou.
Perdeu o programa?
Assista ou ouça a entrevista completa (a partir de 1:44:49 até 2:00) em:
[vc_video link="https://youtu.be/Ol3NwlrKtbA"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.