Nossa Rede 

O OBSERVATÓRIO se posiciona como o catalisador da sociedade brasileira para os assuntos relacionados à mobilidade segura, sendo um grande gerador de conteúdo sobre o tema, que é produzido a partir de uma rede de uma ampla rede de relacionamento proporcionando a base técnica e científica adequada para que esse conteúdo seja devolvido para a sociedade por meio de publicações, campanhas, treinamentos, capacitações, e movimentos para influenciar a sociedade e os principais tomadores de decisão.

Conheça nossos Mantenedores Sociais

Mantenedores sociais

Os mantenedores sociais são empresas aderentes às práticas de ESG e que acreditam na transformação social por meio da mudança de comportamento no trânsito a partir das atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO.

Mais do que o apoio financeiro à causa da mobilidade segura, os mantenedores sociais atuam como conselheiros do OBSERVATÓRIO na definição das pautas e ações estratégicas da entidade, sempre com o objetivo de representar a sociedade brasileira e contribuir para a redução de vítimas no trânsito.

Por que se tornar um Mantenedor Social?

Somos uma Instituição Social sem fins lucrativos (OSCIP), dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país. Idealizador do Movimento Maio Amarelo, o maior movimento em prol da segurança viária do Brasil.

Todos os valores arrecadados em cursos, palestras e projetos são 100% direcionados ao desenvolvimento do trabalho que é realizado pelo OBSERVATÓRIO por meio dos profissionais envolvidos. Ajude-nos a continuar lutando por esta causa.

O Estatuto do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária estabelece a parceria denominada Mantenedor Social, composta por pessoas jurídicas ou físicas, que contribuem com recursos financeiros, bens e serviços, visando apoiar as atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO em prol da sociedade brasileira.

O Mantenedor Social é uma modalidade de investimento social corporativo que usa a expertise empresarial para promover e mobilizar a sociedade em prol de uma causa.

Uma forma de engajar-se a uma causa usando a influência do OBSERVATÓRIO para mobilizar a sociedade.

Programa Laço Amarelo

O Programa Laço Amarelo promove uma comunicação de massa uniforme entre seus parceiros sobre segurança no trânsito.

Por meio desse programa, o OBSERVATÓRIO disponibiliza mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras, órgãos públicos, empresas e associações para que, todos possam falar da importância de um comportamento seguro no trânsito para seus públicos.

Observador Certificado

O programa Observador Certificado é criado e desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO para estimular o aprimoramento de profissionais que atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular.

Essa é uma certificação diferenciada, com reconhecimento em âmbito nacional para profissionais que atuam na área da segurança viária.

Programa Educa

O Programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana.

O Projeto de livros didáticos produzidos pelo OBSERVATÓRIO contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo antigo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), atual Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Cooperação Técnica

Para realizar as atividades, o OBSERVATÓRIO estabeleceu instrumentos de cooperação e parcerias.

Parceiro estratégico: Ministério dos Transportes, em função de sua atuação nas áreas das políticas públicas de transportes e de trânsito, e na coordenação de órgãos como CONTRAN, SENATRAN / SNTT, DNIT, ANTT e INFRA S.A, facilitadores das soluções de infraestrutura, segurança viária e vias de circulação para todos os usuários.

Parceiros governamentais: Ministério das Cidades, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e demais órgãos federais, estaduais, distrital e municipais que desenvolvem atividades e participam do sistema de trânsito nacional, bem como da gestão e do controle das ações governamentais.

Parceiros da sociedade civil: organizações que possam contribuir ativamente para executar as metas estratégicas, incentivando a adoção de melhores práticas, normas, procedimentos e materiais na área da mobilidade, como confederações; associações; grandes corporações e outros.

Universidades: a partir do histórico de cooperações existentes com o Departamento de Transportes e o Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mediante a formalização de um acordo de cooperação técnica, um acordo de parceria para projeto de pesquisa e dois projetos de pesquisa com financiamento aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será dada continuidade à parceria com a UFPR mediante formalização de novos instrumentos para o horizonte 2022-2027. Adicionalmente, buscam-se novas Instituições de Ensino Superior que possam contribuir com a realização de estudos e pesquisas.

Colaboradores: organizações públicas e privadas que participem do aprimoramento da mobilidade nacional e da redução de sinistros; mídia nacional; observadores certificados; pesquisadores; acadêmicos; e a comunidade em geral.

O OBSERVATÓRIO também atua como Organização Consultiva Especial junto ao ECOSOC - Conselho Econômico e Social da ONU (https://www.un.org/ecosoc/en), e membro da Global Alliance of NGOs for Road Safety (https://www.roadsafetyngos.org/).

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Mantenedor Social

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.