Localização: Campina Grande-PB
No dia 29 de Novembro, estivemos na Escola Paulo Freire. A professora Lucineide, do 4° ano, trabalhou sobre o corpo humano, enfatizou sobre os cuidados que devemos com ele e através de um vídeo desenvolveu um diálogo sobre os cuidados necessários que devemos ter com o meio de transporte que será utilizado por nós, pois ele transporta nosso corpo. Fez um elo entre meios de transporte e o corpo humano. O trabalho foi feito considerando o ciclista e o motociclista. Falou sobre as diferenças existentes entre os capacetes de ambos e a importância da utilização deles no dia a dia.
Também foi trabalhado as vestimentas adequadas e a diferença de comportamentos quando estiver num dia chuvoso ou ensolarado. A importância do uso de lanternas, de estar sempre com as mãos sobre os guidons, retirando-as apenas quando for indicar o local para onde convergir, não utilizar fones de ouvido e/ou celular, não empinar e utilizar sempre os retrovisores. Foi ressaltado para as crianças que se estiver vendo os olhos do condutor pelo retrovisor, ele também estará te vendo.
Noutro vídeo, foi trabalhado sobre ciclovias e ciclofaixas, foi enfatizado a importância do uso da bicicleta, seus benefícios e a forma correta de utilizá-la. Desenvolveu um momento de leitura com os alunos através do livro EDUCA páginas 42, 43, 44 e 54. Cada aluno leu um parágrafo do texto e era feito uma discussão sobre o que cada um entendeu a respeito daquele parágrafo. Foi feita uma enquete com os alunos, quem tinham bike e foi perguntado se quando eles utilizavam, se faziam manutenção, local onde eles andavam de bike e com quem eles andavam.
A partir daí, foi trabalhada a escrita, desenvolvendo, com cada aluno, um texto contando alguma experiência que tenham tido com uso da bicicleta.
Já o professor Eduardo, do 5° ano, trabalhou com dois vídeos: um sobre metrópole e outro sobre mobilidade urbana. Foi falado que a metrópole está relacionada com o nível de desenvolvimento de uma determinada cidade em sua função na hierarquia urbana. Foi definidade a urbanização e conurbação (citou Santa Rita e Bayeux), para trabalhar melhor o conceito de metrópole.
Definiu-se também hierarquias urbanas, capitais regionais (grande importância para outras cidades da região mas não chega a ser uma metrópole). Tudo isso foi feito e abordado para mostrar às crianças como acontece o crescimento das cidades e o que precisamos fazer para melhorar a mobilidade nelas. Enfatizou as consequências desse crescimento na vida de cada um de nós. Foi falado sobre a chegada das indústrias que aceleraram a migração do campo para a cidade e com isso, o aumento de veículos individuais nas ruas, sobre os meios de transporte e a mobilidade no bairro da escola (Serrotão).
Os alunos informaram que a a mobilidade no local é ruim e foi perguntado como poderia melhorar. Os alunos responderam que ônibus articulado, limpos, com bons estado de conservação, ar condicionado. Tudo para motivar as pessoas a utilizar o transporte público e assim diminuir o número de veículos na via. Foi passado para as crianças a importância delas mesmas fazerem essa conservação nos transportes públicos, prezando sempre pelo bom estado de conservação deles.
Foi feito uma leitura coletiva das páginas 15 e 16 do livro EDUCA, onde cada aluno lia um parágrafo e marcava no mapa o local o personagem que fazia menção às características do que foi lido deveria está. Falou-se sobre os transportes - ônibus, trem, metrôs, que ajudam bastante na mobilidade urbana. Por fim, foi abordado sobre o uso da bicicleta como um importante meio de transporte, que não produz gases.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.