Por Portal ONSV Em Programa Educa Atualizada em 08 JAN 2024 - 11H49

Órgãos dos sentidos

Localização: Campina Grande-PB

No dia 30 de Novembro estivemos com a Escola Anis Timani. A professora Elaine, do 1° ano, trabalhou os Órgãos dos Sentidos. A professora, iniciou a aula fazendo um levantamento com os alunos sobre todos os órgãos dos Sentidos (VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR E TATO). Depois, fez uma correlação entre os órgãos com seus respectivos sentidos e levou os alunos a pensarem sobre quais órgãos dos sentidos eles utilizavam no translado de casa para escola, de um lugar para o outro.

Foram citados Visão e Audição. Então, juntos, trabalharam a importância desses órgãos dos sentidos no trânsito.

VISÃO:

Perguntou às crianças o que eles viam no translado de casa para escola:  carros, motos, animais, natureza, bicicletas, pessoas, placas, semáforos. Então, pediu que elas procurassem dentro de um diagrama do livro EDUCA (páginas 46 e 47) as respostas que eles citaram. Com a visão temos acessos às vias e a tudo que acontece nela.

AUDIÇÃO:

Através da Audição ouvimos as buzinas e tomamos conhecimento do que está acontecendo ao nosso redor. Enfatizou que não devemos bloquear o acesso a nossa adudição. Que utilizar fones de ouvido ou celular além de nos impedir de ouvir o que está acontecendo, também rouba nossa atenção e pode causar um acidente (sinistro). Foi uma atividade muito dinâmica e de bastante participação dos alunos. Em nossos deslocamentos precisamos utilizar bem a nossa VISÃO E AUDIÇÃO, pois o trânsito exige toda nossa ATENÇÃO.

Já a professora Neuma, do 3° ano, trabalhou geografia com o assunto as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade. A professora, mostrou duas imagens, uma com uma paisagem urbana e outra rural, perguntou aos alunos se existia diferença entre elas (CAMPO x CIDADE) e as respostas foram uma unanimidade: sim!

Foi pedido que citassem quais diferenças relacionadas ao trânsito eram visualizadas por eles nas duas paisagens (estradas, ruas, faixas de pedestres, animais, placas). A medida que os alunos iam citando exemplos, a professora ia explicando o significado daquelas citações. Por exemplo: placas (perguntava que placa era aquela, trabalhava o seu significado, seu formato, etc), carros, motos, bicicleta (fazia referência aos meios de transporte), faixa de pedestre (existem faixas de pedestres na zona rural? Qual importância da faixa de Pedestres? Os Motoristas respeitam as faixas?).

Conversou com os alunos sobre as placas, os pedestres, os meios de transportes, os animais e explicou que tudo isso faz parte do trânsito. Enfatizou a importância das sinalizações e principalmente sobre a obediência as mesmas. Falou-se sobre travessia segura, sinal de vida e que crianças não podem transitar sozinha nas vias. Depois fez um debate com os alunos sobre os diferentes trajetos que as crianças da cidade x campo fazem até chegar na escola.

Pediu que cada criança citasse o que encontrou até chegar na escola naquele dia. Foi citado árvores, calçadas, veículos, faixa de pedestres, animais, semáforo. Depois foi perguntado dentre as palavras que foram citadas, quais tinham relações com o trânsito. Nesta aula foi trabalhado o livro EDUCA, mais precisamente a página 21. 

A professora Vânia, do 4° ano B, trabalhou pirâmide alimentar. Começou perguntando aos alunos o que podemos encontrar, ao transitar pela zona rural numa estrada de chão, que pode ser usado na nossa alimentação no dia a dia. Foram citados animais, árvores frutíferas, água e legumes. A medida que as crianças citavam os exemplos, a professora ia correlacionando a que lugar da pirâmide aquele exemplo fazia parte.

Falou que quando estamos, por exemplo, andando pelo sítio, estamos respirando, caminhando. E que a caminhada também faz parte da pirâmide alimentar, pois corresponde as atividades físicas e que quando caminhamos somos pedestres. Mostrou-se a diferença entre o campo e a cidade, pois embora encontremos na cidade a produção de alimentos da nossa cadeia alimentar, mas é na zona rural onde existe a maior concentração de produção dos alimentos.

Mas como será que esses alimentos chegam até a cidade?

Trabalhou como esses alimentos chegam até nós estudando os meios de transportes. Enfatizou os meios que fazem esse trabalho de levar a matéria prima até as cidades (caminhões, embarcações, etc). Mostrou que os Animais também fazem parte do trânsito e que alguns deles são utilizados nesse processo de transportes de alimentos, de um lugar para o outro. Para isso, foi utilizado o livro EDUCA, nas páginas 17 e 18.







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