OBSERVATÓRIO | 24 mil alunos do DF receberão orientações de Educação para o Trânsito das cartilhas do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA
18341
post-template-default,single,single-post,postid-18341,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

24 mil alunos do DF receberão orientações de Educação para o Trânsito das cartilhas do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA

24 mil alunos do DF receberão orientações de Educação para o Trânsito das cartilhas do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA

Mais de 24 mil alunos dos 4º e 5º anos e 1,2 mil professores da rede pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal (DF) utilizarão as cartilhas produzidas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do Programa OBSERVATÓRIO Educa. O anúncio do uso desse conteúdo foi feito na quinta-feira (22/3) durante o lançamento oficial das ações de 2018 do Programa Detran nas Escolas, realizado pelo Detran do Distrito Federal. O material possibilita aplicar conhecimentos de áreas como matemática e ciências com base na temática de Educação para o Trânsito.

As ações do programa Detran nas Escolas para 2018 foram apresentadas em cerimônia no Palácio do Buriti pelo Departamento de Trânsito do DF. O evento contou com a presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, do secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho, do diretor-geral do Departamento de Trânsito, Silvain Barbosa Fonseca Filho, do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho e da primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg.

Para contemplar o grande número de crianças que receberão aulas de Educação para o Trânsito foram produzidas 12 mil unidades do livro para alunos do 4º ano e igual quantidade para os do 5º ano. E ainda 1,2 mil unidades do livro do professor e outras 2 mil unidades do referencial teórico e da apresentação.

Sobre o Programa OBSERVATÓRIO EDUCA

Programa OBSERVATÓRIO EDUCA prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. Ao todo o Programa OBSERVATÓRIO EDUCA possui nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico, contemplando, dessa forma, o Ensino Fundamental I e II. Caso seja de interesse a impressão deste conteúdo em melhor qualidade, deve-se entrar em contato com o Observatório Nacional de Segurança Viária, pelo e-mail onsv@onsv.org.br ou telefone (19) 3801-4500.

O Programa Educa é um programa de educação para o trânsito desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, com o objetivo de incluir na organização curricular das escolas brasileiras do ensino fundamental, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, a abordagem de temas relacionados à mobilidade humana, com especial destaque à educação para o trânsito.  Ele é aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.

“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, destaca Ramalho.

Acesse o Material

Sobre o Programa Detran nas Escolas

Entre as atividades programadas pelo DF para este ano está o segundo ciclo de formação em mobilidade e trânsito, voltado para professores da rede pública de ensino. Gratuitas, as inscrições para o curso estão abertas até 28 de março e podem ser feitas pelo site do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. São 120 horas, com início previsto para 4 de abril.

Além disso, 1,5 mil kits de jogos educativos auxiliarão nas ações de educação para o trânsito. “Para receber o kit, a escola precisa ter algum professor que participou da formação, porque esse é um requisito que entendemos ser necessário para os jogos serem bem aplicados”, explicou o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, Rokmenglhe Vasco.

Parte dos kits começou a ser entregue hoje para 62 unidades de ensino, nas quais 163 professores fizeram a formação em 2017.

Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito

Outra novidade é o lançamento da segunda edição do Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito. De acordo com o gerente de ações educativas de trânsito do Detran-DF, Tiago Moreira, haverá ampliação do número de categorias e do valor da premiação. “A ideia é difundir a importância da segurança viária e criar condições de coletar obras inéditas de educação de trânsito de caráter artístico”, disse Moreira.

Também foi destacada a retomada do projeto Sinalize, em que os estudantes fazem uma caminhada pedagógica no entorno escolar e identificam características viárias.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

4 Comentários
  • ANTONIO CARLOS GOMES
    Postado às 10:07h, 27 Março Responder

    parabens ao observatorio por mais essa iniciativa,tenho ministrado aulas sobre transito em parceria com uma escola de ensino fundamental portal do saber na cidade de Monte Belo Minas Gerais Gostaria de saber como adquirir um kit desses para aprimorar as aulas.

    • leonardo.martinez
      Postado às 10:15h, 27 Março Responder

      Olá Antonio!
      Obrigado pelo elogio.
      Para que possamos te passar as informações de como ter acesso ao material, nos mande seu email ou entre em contato através do nosso email. http://www.onsv.org.br/fale-conosco/

  • Maria Gerusia Vieira
    Postado às 12:43h, 27 Março Responder

    Bom dia!

    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇAO SOBRE O MATERIAL PARA TRABALHAR O TRANSITO NAS ESCOLAS.

  • Cibelle Comesanha
    Postado às 00:14h, 11 Abril Responder

    É muito boa esta esta iniciativa do ONSV em relação a questão Educação para o Trânsito nas escolas, mais seria muito que todas as escolas trabalhassem essa questão para que possamos ter um trânsito mais seguro e harmonioso e ético. Eu sou Pedagoga e atualmente eu estou concluindo uma Pós-Graduação em Planejamento e Gestão no Trânsito, já trabalhei a muitos anos atras no Detran-Pa na Educação de Trânsito, e hoje eu trabalho no Sest Senat como Instrutora de Trânsito, eu gostaria de receber se possível o kit dos jogos.
    Obrigada pela atenção.

Escreva um comentário