Cerca de 500 pessoas caminharam neste domingo, 22 de maio, pela segurança e redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. A 3ª Caminhada Atenção Pela Vida integra as ações do movimento Maio Amarelo, criado três anos atrás pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) para chamar a atenção da sociedade sobre o tema. A concentração foi na frente da Prefeitura de Indaiatuba e os participantes caminharam pelos arredores do Parque Ecológico.
Também como parte da mobilização foi promovida uma partida de futebol entre os veteranos do Palmeiras e o time do Primavera, de Indaiatuba. O jogo levou também um bom público ao Estádio Ítalo Mário Limongi. Na partida o Primavera venceu os veteranos do Palmeiras por 4 a 1.
O movimento Maio Amarelo foi criado há 3 anos pelo ONSV e nesta edição conta com mais de mil parceiros que promovem ações das mais variadas em busca da conscientização sobre o elevado número de acidentes com mortes e feridos graves no Brasil e no mundo. Só em 2014, os acidentes causaram mais de 43 mil mortes (últimos dados disponíveis com base no DataSus, do Ministério da Saúde).
Este número, segundo o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, não pode ser aceito. “Temos de conscientizar a sociedade de que não é possível conviver com tantas mortes que, com medidas simples e conscientização sobre práticas seguras de direção, podem ser evitadas”, pondera.
Ramalho pondera, ainda, que além de danos emocionais às famílias de vitimados, os custos do país com acidentes de trânsito são elevados. “Cerca de R$ 52 bilhões ao ano”, lembra, destacando também que os acidentes geram, além disto, um número expressivo de pessoas que acabam ficando com sequelas permanentes.
Nesta edição de 2016, os temas trabalhados pelo movimento Maio Amarelo, são a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro. Adotar estas atitudes contribui para a redução das mortes e feridos graves nos acidentes de trânsito. O Maio Amarelo mobiliza neste ano cerca de 400 cidades brasileiras e de outros 23 países dos cinco continentes.
O sucesso da Caminhada Atenção Pela Vida também se deve aos apoios e parcerias para a realização dessa ação que mobiliza muitas pessoas e interrompe o trânsito do Parque Ecológico. O trabalho de infraestrutura e divulgação do evento teve como principal apoiador a Prefeitura Municipal de Indaiatuba que, com as equipes da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito puderam dar segurança a todos que levantaram cedo no último domingo. Além disso, ainda tivemos o apoio do Supermercado Pague Menos, que doou frutas para os mais de 500 participantes. A empresa Cepa Safe Drive também sensibilizou os participantes disponibilizando um “óculos maluco” que simulava a quem vestia estar como um condutor embriagado. Foi uma das atrações da Caminhada. Grupos diversos da cidade também marcaram presença.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.