OBSERVATÓRIO | Abastecer o veículo requer atenção e cuidados com segurança
8603
post-template-default,single,single-post,postid-8603,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Abastecer o veículo requer atenção e cuidados com segurança

Abastecer o veículo requer atenção e cuidados com segurança

A ação pode parecer simples e corriqueira, mas oferece situação de risco se não observados alguns comportamentos

Abastecer os veículos pode até parecer ação corriqueira. Mas ela, ao contrário, exige alguns cuidados, seja para evitar o combustível adulterado ou para evitar os riscos de incêndios ou explosões. Comum para a maioria das pessoas, as eventualidades costumam sequer serem lembradas. Mas a distração e a pouca importância dada a detalhes podem, sim, ocasionar riscos.

Para que situações de risco sejam evitadas, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária orienta os condutores a procurarem sempre postos de combustíveis de confiança ou abastecer sempre em postos com bandeira. Estabelecimentos comprometidos com a qualidade do produto e com a segurança costumam demonstrar o respeito ao seu consumidor.

E isso se dá de variadas maneiras, entre elas, a colocação de modo bem visível dos preços dos produtos. Além disso, é bom verificar se ele possui o quadro de aviso da Agência Nacional do Petróleo

No momento em que o frentista inicia o abastecimento o condutor do veículo deve observar se a bomba está zerada. Deve, ainda, observar os valores cobrados. Caso desconfie de um determinado estabelecimento, o consumidor pode solicitar os testes de qualidade e de qualidade.

Sobre a segurança propriamente dita é necessário respeitá-las. Não fumar, não falar ao celular, não deixar o veículo ligado são posturas que podem evitar acidentes. Além delas, o condutor não deve – nunca – entrar ou sair do veículo enquanto ele está sendo abastecido, já que as batidas das portas podem provocar faíscas.

Quando estiver em pé e fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades.

Assim que o abastecimento for concluído é importante verificar se a tampa de combustível está corretamente fechada.

E lembre-se: como a segurança é fundamental, aproveite o fato de estar num posto de combustível para fazer a calibragem dos pneus.

Sem comentários

Escreva um comentário