OBSERVATÓRIO | Agenda Positiva: Direção Preventiva
5493
post-template-default,single,single-post,postid-5493,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Agenda Positiva: Direção Preventiva

Agenda Positiva: Direção Preventiva

direcao-preventiva-660

Neste mês de abril, a Agenda Positiva abre espaço para falar sobre Direção Preventiva – um conceito que deve ser prática de todos os condutores, dos mais jovens aos mais experientes.

Tem muita gente que pensa que prevenção envolve adivinhação, e até diz por aí que não podia imaginar determinadas ocorrências; mas espera-se que todo motorista use sua capacidade de antecipar situações que podem surgir com muita probabilidade, são situações corriqueiras nas vias. Para entender e praticar isso é muito simples. Todo condutor, por exemplo, sabe que deve manter distância de segurança de outro carro para evitar choques e colisões; então, para ser preventivo, basta não dirigir colado nos demais veículos.

Prevenção envolve conhecimento, habilidade e prudência. Questione-se, com frequência, se você usa esses atributos na direção para garantir a sua segurança e a de todos na via?

Motoristas recém-habilitados apresentam mais dificuldade para dirigir preventivamente, porque ainda não conhecem de forma aprofundada o funcionamento do carro e têm menos habilidade para dirigir; por isso devem ser ainda mais prudentes e atentos para evitar acidentes.

Outras atitudes podem ser decisivas também para evitar acidentes, como a calma para controlar o veículo e a atenção na direção e em todo o entorno. Imagine situações como circular em áreas escolas. Nestes espaços, reduzir a velocidade e redobrar o cuidado, porque crianças estão em circulação, revelam nosso lado mais preventivo e cuidadoso. Os exemplos são inúmeros e poderiam encher livros.

Mas em resumo, todos devem dirigir de forma preventiva, uma vez que mais de 90% dos acidentes são resultados de falhas humanas. Então, contribua para reduzir a violência nas vias, antecipando-se no trânsito. Essa mudança de comportamento está em suas mãos, assim como muitas vidas.


Faça o download das peças gratuitamente por aqui.

Confira o Programa Observar – Direção Preventiva:

Sem comentários

Escreva um comentário