Matérias

Aumento no número de carros contribui para diminuição da mortalidade no trânsito

Escrito por Portal ONSV

20 NOV 2014 - 16H20

"

Com mais veículos nas ruas, velocidade cai, e acidentes são menos graves, diz especialista

Dentro das cidades, o contínuo aumento no número de carros e, consequentemente, a redução da velocidade, também pode ter contribuído para a redução nas mortes no trânsito.

“Com o aumento do volume de veículos, vias que não congestionavam antes estão ficando engarrafadas e a velocidade média diminuiu”, diz o diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

Com o trânsito mais devagar, o impacto das colisões são menores. “Isso não reduz o número de acidentes, mas o grau de lesão que poderia resultar em uma fatalidade diminui”, destaca Ramalho.

Em algumas cidades, além do crescimento na frota, o poder público também tem promovido a redução da velocidade permitida nas ruas, a fim de dar maior segurança principalmente aos pedestres. Em Vitória, por exemplo, o prefeito Luciano Rezende já admitiu estudar essa possibilidade.

O especialista diz que o fenômeno também já acontece em algumas rodovias nas proximidades das metrópoles.

EducaçãoRamalho frisa que, para haver real mudança, não basta tornar as leias mais rígidas. É preciso repensar a forma como os motoristas são orientados na época em que tiram a Carteira Nacional de Habilitação.

Ensinam que você deve usar o cinto de segurança e não beber antes de dirigir porque senão será multado e perderá pontos na carteira. O certo é conscientizar a pessoa de que ele estará colocando em risco sua vida e a dos outros se não respeitar isso”, explica Ramalho.

"cda121114gz3201-1525526"

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.