Matérias

Brasil sedia em maio o IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores

Escrito por Portal ONSV

23 JAN 2018 - 11H05

OBSERVATÓRIO apoia o evento e participará com palestra sobre o Maio Amarelo

O Brasil foi escolhido para sediar o IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores, organizado pela Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI). O evento acontece nos dias 17 e 18 de maio de 2018, em Belo Horizonte - MG e é dirigido a profissionais ligados à segurança viária, educação para o trânsito e formação de condutores. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é um dos apoiadores do encontro e apresentará a palestra “As perspectivas do Movimento Maio Amarelo para os países latino-americanos”, que será proferida por seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, no segundo dia do evento.

“Será uma oportunidade para mostrarmos como a América Latina recebeu e vem participando do Movimento Maio Amarelo, que propõe a mobilização de toda a sociedade a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, destaca Ramalho.

Como se inscrever

As inscrições para o congresso, que será realizado nas dependências do Sesc Venda Nova (http://www.sescmg.com.br), podem ser feitas em www.sympla.com.br/congressoalaci.

O Congresso tem como objetivo estudar e discutir a amplitude dos diferentes fenômenos culturais associados à via pública, no qual os participantes são protagonistas desta realidade e não meros espectadores. Os presentes também vão discutir planos de ação, programas e políticas públicas que sirvam como soluções reais para problemas relacionados à violência no trânsito.

“O Brasil foi escolhido para sediar o evento por sua experiência, influência e relevância nas discussões sobre o tema trânsito. Vamos fomentar discursos, já que o foco do congresso é embasado em conhecimento acadêmico”, opina Roberta Torres, especialista em Educação no Trânsito e observadora certificada.

As outras edições Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores  foram realizadas na Argentina (2017), México (2016) e Chile (2015).

Apoiadores

Além do OBSERVATÓRIO, Também apoiam o evento o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc), a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a Posgraduar, a Nova Capacitar, a MD Consultoria e a Associação Nacional de Detrans (AND). São patrocinadores do congresso a Setes Consultoria e Treinamentos, Jaime Bravo Todo Trânsito, Adaptar – Adaptações de veículos para auto escola e Auto Clique Aprendizagem.

Sobre a ALACI

A Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI) é composta por profissionais do setor de engenharia e formação de condutores unidos pela prevenção de acidentes de trânsito, que triangulam no continente latino-americano, formada por representantes do México, Chile e Argentina.

Durante muitos anos, observamos com preocupação que em nosso continente, estávamos fazendo as mesmas coisas, ao mesmo tempo, com uma perda realmente surpreendente de tempo e energia e, como consequência, cada vez que nos encontrávamos em diferentes países, descobríamos que havia um desperdício de energia e que isso não poderia continuar.

Foi então, que decidimos criar uma organização latino-americana que, além de ser uma Associação, também é uma Fundação.

Após 3 anos de visitas aos países da América Latina e o Caribe, apresentando em vários lugares os nossos objetivos para o futuro, convidamos todos os profissionais ligados à mobilidade, segurança e educação para o trânsito a participarem e lutarmos d juntos contra o flagelo mortal que ataca o mundo latino, chamado “ACIDENTE DE TRÂNSITO”.

Somos uma equipe madura que viveu há anos na aventura de acreditar que devemos agir como o mundo desenvolvido. E que é impossível, alcançar uma cultura de segurança viária de acordo com os tempos modernos.

Nós somos o que somos porque aprendemos com o esforço, treinamos motoristas, investigamos acidentes e desenvolvemos projetos de engenharia rodoviária e, como se não fosse suficiente, precisamos de ajuda e não temos medo de assumir.

Para saber mais acesse: www.alaci.cl

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.