Entulhos de construção, reformas e demolições sempre dão trabalho para os proprietários da obra, mas podem gerar problemas enormes ao meio ambiente, à saúde pública e à circulação de veículos, se a destinação não for a correta. Em tempos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, a preocupação com a saúde é evidente; mas, muitas vezes, as pessoas esquecem do risco com o trânsito, com colisões e até mortes causadas por caçambas instaladas de forma inadequada pelas ruas das cidades.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária aborda o tema para destacar a população que existem exigências para garantir a segurança e a mobilidade da população, quando a destinação dos entulhos envolve caçambas.
As cidades de médio e grande portes contam com legislação específica sobre esse tema. Daí o primeiro passo, antes de sair descartando o resto de entulhos de construções e lixo, é preciso conhecer as regras do seu município. Hoje, com a internet, basta acessar o site da sua prefeitura para contratar serviços regulamentados/cadastrados que farão o descarte em locais adequados – aterros regularizados, com menos impacto para o meio ambiente e até com reciclagem desses resíduos de construção.
Mas no que se refere ao trânsito, é preciso considerar alguns pontos:
- O local da instalação das caçambas é o ponto de maior preocupação para a circulação. As caçambas não podem ser colocadas em qualquer lugar, pois atrapalham o tráfego de veículos e também podem “empurrar” ou induzir o pedestre para as ruas, se colocadas nas calçadas, trazendo riscos de atropelamentos.
É preciso se preocupar com o serviço contratado, pois muitas empresas não ficam atentas a isso e quem contratou o serviço tem que agir com responsabilidade e exigir determinados cuidados como a não instalação em lugares onde há fluxo de pedestres e cadeirantes como calçadas, muito próximas a pontos de ônibus, pontos de táxis, garagens, rampas de acesso e - o mais preocupante - nas proximidades de curvas e esquinas que não permitem a visualização, colocando motoristas e motociclistas em risco.
Em algumas cidades é até permitido a colocação em calçadas, desde que haja um recuo para o fluxo de pedestres. Mas é sempre bom destacar que a calçada é lugar apenas do pedestre.
- Outra exigência importante diz respeito à sinalização dessas caçambas. A adoção de faixas refletivas podem evitar colisões, no período noturno, e poupar vidas.
- Já em relação ao limite de tempo que as caçambas podem permanecer nas ruas, junto ao meu fio; é preciso destacar que independentemente de existir um prazo fixado em legislações, é uma atitude de cidadania não deixar a caçamba sem uso nas ruas ou deixá-la muito tempo depois de coletado os entulhos.
O ideal é contratar esse serviço apenas um dia antes da produção do entulho para a retirada na sequência.
Em muitas cidades, o limite para o estacionamento de caçambas é fixado em 48 ou 72 horas corridas, do período da colocação à retirada do equipamento.
A permanência excessiva desse equipamento nas ruas sempre gera riscos, então para a segurança de todos, fique atento e seja responsável com o uso das caçambas nas vias.
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não
O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.
Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional
Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
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