OBSERVATÓRIO | Carnaval com alegria e paz no trânsito!
1422
post-template-default,single,single-post,postid-1422,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Carnaval com alegria e paz no trânsito!

Carnaval com alegria e paz no trânsito!


Carnaval com alegria e paz no trânsito!

Para alguns, o Carnaval é tempo de alegria, festa e diversão. Para outros, uma oportunidade de recarregar as baterias para seguir o ano com tranquilidade. Seja qual for o seu perfil, é importante que este período seja aproveitado com responsabilidade.

Se for pegar a estrada, não se esqueça de fazer um check up completo no seu veículo e programar a viagem com antecedência para não ter imprevistos. E, a principal dica para os foliões ou mesmo para quem vai descansar: se beber, não dirija!

Dados da Seguradora Líder DPVAT demonstram que, nos últimos anos, as ocorrências de acidentes – indenizados pelo Seguro DPVAT – envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval (compreendendo o período da sexta-feira até a quarta feiras de cinzas), tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, entre 2010 e 2014, cresceram 156%. Estes números ainda podem aumentar, lembrando que o prazo para pedido de indenização é de até 3 anos.

Além disso, a cobertura com maior crescimento de ocorrências é invalidez permanente, com 174%, sendo que os casos envolvendo motocicletas cresceram 208%.

Os sábados e domingos do Carnaval são os dias da semana deste feriado que apresentaram maior incidência de ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT nos últimos 5 anos. Nestes dias foram observadas mais de 40% dos registros de acidentes. Mas, também durante o resto do ano, os dias de maior incidência de ocorrências, indenizadas pelo Seguro DPVAT, são os sábados e domingos. Em 2014, 59% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, que aconteceram nos dias de fim de semana do carnaval, ocorreram no domingo enquanto 41% foram registrados no sábado. Já nos dias normais, 52% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, nos dois dias de fim de semana, ocorreram no domingo enquanto 48% no sábado.

Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando, ainda entre 2010 e 2014, percentuais superiores a 54%.

Aproveite o Carnaval com tranquilidade e sempre pensando na sua segurança. Se for consumir bebida alcoólica, dê preferência ao transporte público. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o metrô funcionará 24h por dia nos dias de folia.

Pule, mas pule fora de qualquer ato de irresponsabilidade. Brinque, mas leve a vida a sério. Bom Carnaval!

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito

Confira também o Programa Observar – Álcool produzido pelo OBSERVATÓRIO.

 

Sem comentários

Escreva um comentário