O lançamento de um selo alusivo ao movimento “Maio Amarelo: #EUSOU + 1 por um trânsito mais humano’, marcou nesta segunda-feira, dia 9, a abertura oficial da mobilização em busca de um trânsito menos violento e mais seguro, em Goiás. O lançamento contou com a participação do diretor Regional dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta de Pádua, e do governador do Estado, Marconi Perillo.
O selo alusivo ao Maio Amarelo tem estampado o laço amarelo símbolo do movimento. Parceira da mobilização criada há três anos pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) sediado em Indaiatuba (SP), a empresa implementará diversas ações que visam alertar e mobilizar seus trabalhadores e a sociedade para a necessidade de redução do número de acidentes de trânsito no Brasil que, para exemplificar, foram responsáveis pela morte de mais de 43 mil pessoas em 2014 (último dado oficial disponível).
Os Correios, além de utilizar o alcance da filatelia para divulgar a campanha por meio do novo selo, realizará, ao longo do mês de maio, a distribuição de material educativo fornecido pelo Detran, nas agências da região metropolitana do Estado. Os veículos da Regional serão caracterizados com o adesivo da campanha e a estatal, que conta com 843 motoristas em Goiás, também irá promover a sensibilização dos funcionários, com a realização de palestras e outras atividades em âmbito interno.
Maio Amarelo
Criado pelo ONSV e já presente em 25 países dos cinco continentes, Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, que objetiva colocar em pauta o tema segurança viária, envolvendo os mais diversos segmentos, com a promoção de atividades voltadas à conscientização para um comportamento mais responsável no trânsito.
A escolha do mês foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011, estabelecendo que este seria o mês dedicado ao balanço das ações no mundo todo. Já a cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito.
A mobilização foi pensada na esteira de outros movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, campanhas de combate ao câncer e por conta disto, manteve o laço como símbolo. Só que em amarelo, que é a cor que no trânsito representa atenção.
De acordo com dados do Detran, os acidentes de trânsito são a segunda causa de mortes no país. Em Goiás, em 2014, foram registrados 2115 óbitos. No tratamento de vítimas de acidentes, foram investidos, no Estado, R$ 9,8 milhões. Entre os maiores fatores de riscos estão o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização e à legislação de trânsito, o que revela que grande parte desses acidentes poderia ser evitada.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.