Criado pela União Europeia no final da década de 1990, o Dia Mundial Sem Carro é um convite à reflexão sobre vários aspectos: a individualidade que o automóvel promove, a questão da poluição ambiental, a luta por um transporte público de qualidade, entre outros aspectos que envolvem a mobilidade urbana sustentável.
Para o Observatório Nacional de Segurança Viária, a discussão sobre o esse emblemático dia deve também passar pelas questões implícitas na urbanidade. Ser urbano envolve regras e comportamentos sociais, mas também é preciso discutir e melhorar a vida nas cidades.
É necessário fazer com que o uso da bicicleta como transporte e campanhas de incentivo a caminhada estejam lado a lado com o dia 22 de setembro. A cada ano, mais e mais adeptos aderem ao “na cidade, sem meu carro” e cada vez mais as novas gerações entendem o uso do transporte público como uma alternativa importante e saudável para toda sociedade.
O dia 22 de setembro deve ser o primeiro passo para um novo olhar sobre a mobilidade urbana nos grandes centros e também para o ambiente de todo planeta. Reflita!
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
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