OBSERVATÓRIO | Divirta-se e aproveite o Carnaval. Mas lembre-se: se beber, não dirija
8659
post-template-default,single,single-post,postid-8659,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Divirta-se e aproveite o Carnaval. Mas lembre-se: se beber, não dirija

Divirta-se e aproveite o Carnaval. Mas lembre-se: se beber, não dirija

Combinação álcool/direção está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito do Brasil

Blitze em maior intensidade, campanhas de alerta, punições mais severas. Ainda assim, muitos condutores se arriscam a dirigir após terem ingerido bebida alcoólica. E no Carnaval, por conta da animação e do calor, tomar bebida alcoólica parece ser inevitável para algumas pessoas. Você até pode beber. Mas se beber, não dirija, porque, além de ser crime, estará colocando sua vida e a de tantas outras pessoas em risco.

Quem bebe nunca deve conduzir um veículo, já que a combinação álcool/direção está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito do Brasil. Se for dirigir, não beba em hipótese alguma, porque não existe nível seguro de ingestão de bebida alcoólica quando se vai pegar no volante.

Não existem também, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, alternativas que minimizem os efeitos do álcool no organismo. De acordo com a entidade, comer, tomar café ou banho, apontados por muitas pessoas como saídas para aliviar esses efeitos, não passam de simples mitos.

Assim como para os motoristas, ingerir doses excessivas de bebidas alcoólicas traz riscos também para os pedestres, uma vez que perdem reflexos, noção de tempo e de distância, podendo ser vítimas de atropelamento (ou até mesmo causa de acidentes). Portanto, se for beber, prefira voltar para casa de transporte coletivo, taxi ou de carona com quem não bebeu.

A programação, muitas vezes extensa, das festividades de Carnaval pode produzir também sono e cansaço aos que não abrem mão de aproveitar a festa até o final. Se for esse seu caso, procure descansar antes de sentar-se ao volante. Ainda que seu trajeto de volta seja curto. A combinação sono/cansaço/direção, assinala o OBSERVATÓRIO é causa de 50% dos acidentes nas rodovias.

Saiba que o ato de dirigir exige o perfeito desempenho de três funções: a cognitiva (atenção, concentração, raciocínio e agilidade mental); motora (aquela que permite ao condutor reações imediatas) e sensório perceptiva (que abrange o tato, a visão e a audição). Portanto, se tiver bebido, com sono ou cansado, certamente alguma delas pode estar comprometida e sua vida e a das pessoas com as quais compartilha o trânsito, estar em risco.

Sem comentários

Escreva um comentário