OBSERVATÓRIO | Economizar combustível requer ações simples, orienta ONVS
6827
post-template-default,single,single-post,postid-6827,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Economizar combustível requer ações simples, orienta ONVS

Economizar combustível requer ações simples, orienta ONVS

Pneus sempre calibrados, rodas balanceadas, direção alinhada e motor regulado contribuem para consumo menor

Em tempos de inflação insistente, economizar no consumo de combustível é sempre uma boa ideia. Mais ainda: os benefícios não são apenas econômicos. O meio ambiente e a qualidade de vida agradecem quando condutores tomam a decisão de cuidar para que a economia de   combustível de seus automóveis seja constante.

Economizar é simples, não requer grandes ações, apenas algumas mudanças de hábito. Uma delas é jamais acelerar e frear bruscamente, atitude que, inclusive, traz perigo para o condutor do veículo. Planejar itinerários, no sentido de evitar congestionamentos e voltas desnecessárias também é boa medida para quem quer economizar o consumo de combustível.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), lista algumas dicas que contribuirão para a economia de combustível:

  • Mantenha o motor do veículo sempre regulado.
  • Direção alinhada, rodas balanceadas e pneus sempre calibrados contribuem para o não consumo excessivo. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo.
  • Cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição devem ser mantidos sempre em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível.
  • Os freios devem ser verificados periodicamente. Além de estar cuidando da segurança do veículo, a verificação pode mostrar que eles eventualmente podem estar presos e, assim, contribuindo para o aumento do consumo.
  • Evite carregar peso desnecessário. Peso demais força o motor e aumenta o consumo.
1Comentário
  • Vah Penatti
    Postado às 14:54h, 22 fevereiro Responder

    Sou fã de vocês, competência e referencia, e economia de combustível é um assuntos que envolve a todos, sendo que encontra-se muito caro para desperdício e alem disso não temos a questão do meio ambiente, logo ajudar a economizar é nosso dever quando podemos.

Escreva um comentário