Matérias

Economizar combustível requer ações simples, orienta ONVS

Escrito por Portal ONSV

05 AGO 2016 - 11H21

Pneus sempre calibrados, rodas balanceadas, direção alinhada e motor regulado contribuem para consumo menor

Em tempos de inflação insistente, economizar no consumo de combustível é sempre uma boa ideia. Mais ainda: os benefícios não são apenas econômicos. O meio ambiente e a qualidade de vida agradecem quando condutores tomam a decisão de cuidar para que a economia de   combustível de seus automóveis seja constante.

Economizar é simples, não requer grandes ações, apenas algumas mudanças de hábito. Uma delas é jamais acelerar e frear bruscamente, atitude que, inclusive, traz perigo para o condutor do veículo. Planejar itinerários, no sentido de evitar congestionamentos e voltas desnecessárias também é boa medida para quem quer economizar o consumo de combustível.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), lista algumas dicas que contribuirão para a economia de combustível:

  • Mantenha o motor do veículo sempre regulado.
  • Direção alinhada, rodas balanceadas e pneus sempre calibrados contribuem para o não consumo excessivo. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo.
  • Cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição devem ser mantidos sempre em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível.
  • Os freios devem ser verificados periodicamente. Além de estar cuidando da segurança do veículo, a verificação pode mostrar que eles eventualmente podem estar presos e, assim, contribuindo para o aumento do consumo.
  • Evite carregar peso desnecessário. Peso demais força o motor e aumenta o consumo.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.