OBSERVATÓRIO | Fazendo um caminhar com segurança
858
post-template-default,single,single-post,postid-858,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Fazendo um caminhar com segurança

Fazendo um caminhar com segurança


Fazendo um caminhar com segurança

Dentro da proposta da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos países membros em maio de 2011 está a atenção especial ao pedestre. A intenção da Organização é diminuir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo, poupando cerca de cinco milhões de vidas.

O pedestre é o alvo mais vulnerável no trânsito de todo o mundo, portanto os olhares de todos durante essa semana estão em quem caminha a pé, em suas atitudes e necessidades.

O ONSV entende que, mesmo sendo o pedestre um elemento frágil no trânsito, ele tem suas obrigações. Portanto, caminhar de forma atenta e cautelosa é dever de todos que estão a pé. Utilizar as calçadas, estar atento a sinalização viária, não usar o celular enquanto caminha e evitar fones de ouvido são atitudes que podem colaborar com a segurança do pedestre.

Por outro lado, é dever de todo motorista, ciclista e motociclista proteger a vida do pedestre, esteja ele onde estiver. Portanto, nesse contexto, a faixa de pedestre é o símbolo mais evidente durante essa semana. Vamos promover o uso correto da faixa: onde houver faixa, a preferência é do pedestre. Onde houver faixa e semáforo, prevalece a sinalização semafórica. A faixa é o lugar mais seguro do pedestre e todo motorista deve dar passagem a quem anda a pé.

Sem comentários

Escreva um comentário