Loader
I Antologia de Trânsito de Alagoas reúne conjunto de obras sobre o trânsito
25835
post-template-default,single,single-post,postid-25835,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

I Antologia de Trânsito de Alagoas reúne conjunto de obras sobre o trânsito

I Antologia de Trânsito de Alagoas reúne conjunto de obras sobre o trânsito

A equipe do PSVM (Plano de Segurança Viária para Motociclistas) do Detran de Alagoas, com o intuito de dar continuidade ao programa PSVM-Escolas devido às questões do distanciamento social e restrições das atividades educativas presenciais, causados pela pandemia de COVID-19, idealizou I Antologia de Trânsito de Alagoas, projeto instituído através da portaria no 469/2020, do Detran/AL, publicada em 08 de maio de 2020.

A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora do projeto PSVM do Detran/AL, Edira Soares, integra esse projeto que reuniu sob forma artística e literária, os múltiplos olhares sobre o trânsito, recebidos de 16 municípios alagoanos e dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia.

As principais coletâneas da publicação: I Antologia de Trânsito de Alagoas, foram apresentadas em dois webinars pelos próprios antologistas de trânsito a um público de aproximadamente 800 participantes. Entre o público presente, estavam representantes das áreas da educação, dos Detrans e da segurança viária, como o OBSERVATÓRIO, representado pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, e o diretor de relações institucionais, Francisco Garonce.

Conforme explicou a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO e coordenadora do projeto PSVM, Edira Soares, esse caderno digital foi pensado como um registro para o projeto da Antologia de Trânsito e como forma de compartilhar com todo o País, para inspirar outros órgãos e educadores que desejem desenvolver a ideia na sua região. Além de, criar a expectativa para o livro que será publicado com as dez melhores produções de cada categoria participante.

“Foi de grande satisfação para toda a equipe que faz parte do plano de segurança viária para motociclistas porque foi uma maneira, nesse momento de pandemia, de dar continuidade ao trabalho nas escolas e fazer com que a sociedade parasse um pouquinho para pensar sobre o trânsito e seus riscos e, isso foi visto nos resultados desse trabalho”, argumentou Edira, que acrescentou à sua explicação, “Cito aqui o primeiro lugar na categoria poesia, Hélio de Araújo, que criou a sua poesia com a intenção de conscientizar os jovens, tendo em vista que ele é vítima de um acidente de trânsito, sequelado, tetraplégico por causa de um acidente de trânsito com a motocicleta”.

Leia o Caderno Digital, Trânsito: múltiplos olhares – Antologia de Trânsito de Alagoas:

9 Comments
  • Roberta Mantovani
    Posted at 14:07h, 23 outubro Responder

    Que projeto maravilhoso! Parabéns ao Detran de Alagoas e parabéns Edira.

  • Edira Soares
    Posted at 19:27h, 23 outubro Responder

    Obrigada Roberta Mantovani! Muito gratificante ver uma ideia se tornar um projeto em concepção, depois se tornar concreto e alcançar a sociedade, principal razão do nosso trabalho. Gratidão ao Detran de Alagoas e ao Observatório Nacional de Segurança Viária pelo apoio ao projeto.

  • Carlos Eduardo
    Posted at 20:41h, 23 outubro Responder

    Um projeto muito didático e um empenho louvável! Meus parabéns aos colaboradores deste projeto.

  • Eliane Pietsak
    Posted at 21:07h, 23 outubro Responder

    Mais um projeto sério desenvolvido pela competente equipe do DETTAN AL. Parabéns à todos os envolvidos no projeto! Sucesso absoluto! Compromisso com a preservação da vida!

  • HÉLIO DE ARAÚJO
    Posted at 08:45h, 24 outubro Responder

    Foi prazeroso participar dessa valiosa iniciativa

  • Lídia
    Posted at 10:15h, 24 outubro Responder

    Incrível! Projeto maravilhoso e inovador!

  • Fernanda Souza
    Posted at 10:10h, 25 outubro Responder

    Projeto de grande impacto e valia para o amadurecimento dos nossos jovens no assunto trânsito…

  • Franciele Souza
    Posted at 10:16h, 25 outubro Responder

    Um projeto didático que possibilita a sociedade a ver o trânsito de uma nova perspectiva. Parabéns a todos da equipe !!!

  • Maria Angela Lima Assunção
    Posted at 15:32h, 28 outubro Responder

    Bom dia.
    Parabenizo toda a equipe responsável pela publicação da l Antologia de Trânsito de Alagoas, de modo especial, a Edira Soares, pelo empenho nesse projeto tão importante para a sociedade. Ações educativas são indispensáveis para a melhoria no trânsito!

Post A Comment