OBSERVATÓRIO | Luminosidade excessiva também pode gerar risco
8649
post-template-default,single,single-post,postid-8649,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Luminosidade excessiva também pode gerar risco

Luminosidade excessiva também pode gerar risco

Condição ocorre, em geral, no início da manhã e no final da tarde e pode dificultar a visão do condutor

Ver e ser visto é uma das regras da segurança no trânsito.  Mas existem algumas condições adversas que podem ampliar os riscos no trânsito, entre elas, a luminosidade que, quando em demasia ou em escassez, prejudica a visão do motorista. Se estiver dirigindo entre o final da tarde e início da noite, ou no início da manhã, esteja atento porque a luminosidade neste período pode dificultar sua visão.

Portanto, em momentos em que a luz do Sol estiver indo direto em direção ao seu rosto, reduza a velocidade, utilize óculos escuros e o quebra-sol. Outra dica é observar alguma referência do lado direito da pista. O Sol pode impedir também a visualização de semáforos e de placas de sinalização. A melhor postura do condutor nesses casos é reduzir a velocidade para certificar-se da indicação da placa ou sinal de trânsito. O ideal, principalmente em ocasiões de viagens, é programar-se para evitar essa condição.

Para garantia de uma viagem segura, os faróis devem estar sempre bem regulados e acionados corretamente. Ou seja, a luz baixa é para, obrigatoriamente, ser utilizada à noite, ainda que você transite por uma via de boa iluminação. Agindo desse modo, seu veículo poderá ser visto por outros condutores mesmo em momentos de chuva forte ou em túneis, evitando eventuais possibilidades de ocorrência de acidentes.

Nunca use o farol alto ao cruzar outro veículo porque, se o fizer, a visão do outro condutor pode ficar ofuscada. Se, ao contrário, o farol alto for de outro veículo, você deve desviar o olhar para um ponto de referência na faixa à direita da pista.

No caso de o farol de veículo que vai atrás do seu estiver refletindo no espelho retrovisor, ajuste-o para desviar o facho de luz. E em caso de penumbra, que ocorre frequentemente na passagem do final da tarde para o início da noite ou no fim da madrugada para o nascer do dia, também acenda o farol baixo.

 

Sem comentários

Escreva um comentário