O Maio Amarelo e a segurança no trânsito foram temas de um caderno especial publicado pela Folha de São Paulo neste sábado, dia 14 de maio. Nas quatro páginas do suplemento, que contém entrevistas e orientações o Movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais seguro” mereceu destaque.
Na publicação foi explicado o que é Movimento, como surgiu, suas propostas e objetivos, além de toda a movimentação que ocorre neste ano de 2016, durante a terceira edição da mobilização Maio Amarelo, que enfoca, desta vez, a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro, no Brasil e no mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo acontece em 400 cidades brasileiras e em 25 países dos 5 continentes.
Com patrocínio da Seguradora Líder e da Volkswagem, o caderno traz também informações sobre a Educação como foco de redução de acidentes de trânsito, sobre o uso do Seguro DPVAT em caso de acidentes e sobre os custos para o país, principalmente para o sistema de saúde pública, dos acidentes de trânsito.
O diretor-presidente de ONVS, José Aurelio Ramalho, lembra que, os acidentes nas vias e rodovias do país geram custos próximos de RE 52 bilhões ao ano no Brasil. Isso sem considerar as perdas de vidas e as sequelas permanentes que muitos deles causam às pessoas. Ramalho lembra que cerca de 60% dos leitos hospitalares no Brasil são ocupados por vítimas de acidentes, o que ocasiona menor redução de oferta para o atendimento às outras causas.
No Brasil mais de 43 mil pessoas morreram em 2014 (último dado oficial disponível) em decorrência de acidentes de trânsito. E foi para contribuir com a redução deste número que o ONVS criou há 3 anos o Movimento Maio Amarelo. “Temos de incentivar a Educação no trânsito, a gentileza, o respeito às determinações legais, para que esta situação mude. Afinal, quem mata não é o carro, o ônibus, o caminhão ou a moto. Quem mata são as pessoas que conduzem os veículos. Não é aceitável que morra tanta gente por conta desta causa”, pondera.
Mobilização multissetorial, o Maio Amarelo conta com calendário fixo de temáticas denomida Agenda Positiva, com t emas escolhidos estrategicamente para serem trabalhados, com a intenção de ampliar a segurança viária para os mais diversos segmentos: motoristas, pedestres, ciclistas e sociedade em geral. O Movimento acredita que, ao eleger estes assuntos e evidenciá-los na mídia e para a sociedade, um importante passo a preservação das vidas no trânsito está sendo dado.
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
Boleto
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