Matérias

Matéria publicada no O Globo em 16.12.2013

Escrito por Portal ONSV

16 DEZ 2013 - 17H40

"Matéria

Carros: entidades lançam manifesto contra adiamento de itens de segurança

Vinte entidades como Brasilcon, Procon-RJ, Proteste e Criança Segura vão encaminhar documento à presidente Dilma

RIO - Vinte instituições da sociedade civil estão se mobilizando contra a possibilidade do uso obrigatório dos sistemas de segurança nos carros novos a partir de 2014 ser adiado. Entidades como Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor), Procon-SP, Procon-RJ, Proteste - Associação de Consumidores e ONG Criança Segura, lançaram nesta segunda-feira um manifesto que será entregue à presidente Dilma Rousseff. No documento, afirmam que o Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos, para que vidas sejam preservadas.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, demonstrou preocupação com o fato de as exigências sobre a indústria de automóveis causar impacto sobre os preços e, consequentemente, pressionar a inflação.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

“O Brasil precisa de carros mais seguros, para preservar vidas. É inaceitável, portanto, que o governo pretenda adiar a obrigatoriedade, a partir de janeiro próximo, de os veículos saírem de fábrica com airbag e freio ABS. Alegar aumentos de preços dos carros e eventual impacto inflacionário não convence ninguém.

Afinal, estamos no final de um processo. As normas 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceram, desde abril de 2009, as regras para implementação gradativa desses itens de segurança. O recuo do governo vai na contramão do que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020).

Os governos signatários se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito. Certamente, não será adiando a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS que isso será cumprido no Brasil.

Segurança veicular não é luxo. Estudos de segurança viária apresentam números alarmantes de mortes e feridos, são mais de 140 mortes e 1100 com invalidez permanente por dia.

Apelamos para que o governo não endosse esse retrocesso. A indústria automobilística brasileira já investiu para poder oferecer a mesma proteção que os consumidores têm em outras partes do mundo.

Os mais recentes testes de colisão do Latin NCAP mostram que os fabricantes de automóveis já podem produzir carros com mais seguros. Já há modelos que já obtiveram pontuação máxima em testes de colisão.

Não esqueçamos, por fim, que toda e qualquer decisão do governo deve estar alicerçada e em perfeita harmonia com a dignidade da pessoa humana; a inviolabilidade do direito à vida e à segurança; a defesa do consumidor pelo Estado, inclusive como princípio da ordem econômica; saúde como dever do Estado e obrigação de instituição de medidas políticas sociais e econômicas que visem à redução de doenças e de outros agravos; o interesse público e a qualidade de lei de ordem pública do Código de Defesa do Consumidor, o qual traz, dentre outras premissas, o dever de ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de segurança.

Por que mudar agora algo que vem sendo implantado há anos? Não estamos cobrando nada de mais, além do compromisso com a segurança veicular, com a vida e a integridade física dos cidadãos brasileiros.”

O texto é assinado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Educação de Trânsito, Associação Brasileira de Ouvidores, Associação Brasileira para Segurança Veicular e Controle de Emissões, Associação Piauiense de Educação no Trânsito, Associação Paulista de Medicina, Associação Saúde da Família, Brasilcon, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Criança Segura - Safe Kids Brasil, Instituto Ágora, Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, Instituto Paz no Trânsito, Programa de Avaliação de Carros Novos, ONG Trânsito Amigo, Observatório Nacional de Segurança Viária, PRC Cuidadores, Proteste - Associação de Consumidores, Fundação Procon-SP, Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Procon RJ) e União Geral dos Trabalhadores.

Fonte: O Globo

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.