Matérias

Ministro das Cidades recebe proposta de criação de Agência Nacional de Segurança Viária

Escrito por Portal ONSV

30 MAI 2016 - 12H46

Pleito foi apresentado pelo deputado Hugo Leal, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; agência é fundamental para atuação integrada em coordenada e adoção de políticas públicas para redução de acidentes no trânsito

A proposta de criação de uma Agência Nacional de Segurança Viária para nortear e indicar parâmetros e referências fundamentais para gestão mais eficaz do trânsito foi apresentada na quarta-feira, 25 de maio, ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. A criação da agência é proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), foi levada ao ministro pelo deputado Hugo Leal (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

A existência da Agência é fundamental para que se atue de forma coordenada e integrada com os demais órgãos de trânsito para adoção de políticas públicas objetivando a redução do volume de acidentes de trânsito no país. O tema é preocupação mundial. O deputado esteve recentemente na sede da ONU, em Nova York, onde foi aprovada mais uma resolução em cima dos pilares da Década de Segurança Viária (2011 a 2020), com a preocupação da redução de acidentes de trânsito.

A Década, instituída pela ONU, tem como meta audaciosa reduzir em 50% a quantidade de mortes até 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, vitimando 1,25 milhão de pessoas por ano. No Brasil, em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis), mais de 43 mil pessoas morreram por conta de acidentes nas vias e rodovias do país.

O número de mortes provocadas nas estradas acumula 500 mil no período de 2005 a 2015. Sem contar os altos custos para o país, provocado pelos acidentes, que chegam a R$ 52 bilhões por ano, ele provocam também a ocupação de cerca de 60% dos leitos hospitalares e deixam número expressivo de pessoas com sequelas permanentes.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.